Vídeo: Nível do Guaíba sobe rapidamente e coloca cidades em alerta para inundação histórica

O nível do Guaíba continua subindo rapidamente na manhã desta segunda-feira (13), colocando as cidades já atingidas pelas enchentes em alerta máximo para um novo pico de inundação.

Foto: Correio do Povo

Foto: Correio do Povo

O nível do Guaíba continua subindo rapidamente na manhã desta segunda-feira (13), colocando as cidades já atingidas pelas enchentes em alerta máximo para um novo pico de inundação. Segundo a última medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), às 12h15, o Guaíba já atingia a cota de 4,92 metros, apenas 0,58 metros abaixo do recorde histórico de 5,50 metros, registrado em 1941.

O vento Sul, que represa as águas do Guaíba, também contribuiu para a situação crítica, provocando ondas fortes no trecho 2 da Orla nesta manhã. A previsão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), confirmada pela Defesa Civil, indica que o nível do rio pode chegar a 5,50 metros ou até mesmo 5,60 metros entre segunda (13) e terça-feira (14).

No momento, o nível do Guaíba marca 4,86 metros, mas o volume da água subiu 24 centímetros nas últimas 12 horas. A piora da situação na região dependerá da ocorrência de chuvas adicionais e da intensidade do vento sul.