Retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus são tombados pelo Iphan
Retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus são tombados pelo Iphan (Foto: Francyellen Brandão) O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu tombamento definitivo aos retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus, demolida em 1968 em Cuiabá.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu tombamento definitivo aos retábulos barrocos da Catedral Senhor Bom Jesus, demolida em 1968 em Cuiabá. Desde a demolição, as estruturas estão guardadas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado no bairro Dom Aquino. A decisão foi tomada em em reunião do 104º Conselho Consultivo do órgão, por unanimidade, conforme divulgado nesta quarta-feira (08.05).
Retábulos são estruturas que ficam por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerram um ou mais painéis pintados ou em relevo. No caso dos retábulos da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, são compostos por quatro estruturas. Duas delas seguem o estilo barroco, do século XVIII, sendo respectivamente com as imagens de Sant'Ana e de Nossa Senhora da Conceição. Há, ainda, duas outras estruturas nos estilos rococó e neoclássico, respectivamente, com as imagens de Santa Teresa e de São Miguel.
Os retábulos da igreja já haviam recebido tombamento provisório em 2011, com inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Agora, com a decisão do Conselho Consultivo, eles foram inscritos definitivamente nesta categoria. As obras de arte atendem a cinco dos oito critérios estabelecidos na Portaria 375, que institui a Política de Patrimônio Cultural do Iphan.
De acordo com o Parecer Técnico que recomenda o tombamento, os altares representam a capacidade criativa e expressivo grau de habilidade artística de grupos que colonizaram o estado de Mato Grosso. Uma das curiosidades é que, mesmo seguindo estéticas já estabelecidas no Brasil daquele período, as obras também guardam particularidades que demonstram que os padrões barroco, neoclássico e rococó sofreram adaptações territoriais em Cuiabá, o que torna os altares obras de grande relevância para a cultura brasileira.