Polícia mira diretor de presídio por ofertar vantagem a detentos

A Polícia Civil de Primavera do Leste, deflagrou nesta terça-feira (7), a Operação La Catedral, que mira um esquema de corrupção envolvendo o diretor da cadeia pública da cidade e detentos.

Foto: noticia max

Foto: noticia max

A Polícia Civil de Primavera do Leste, deflagrou nesta terça-feira (7), a Operação La Catedral, que mira um esquema de corrupção envolvendo o diretor da cadeia pública da cidade e detentos. Ao todo, são 132 ordens de prisões, buscas, bloqueios de contas e sequestro de bens.

A investigação apura os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de capitais e facilitação de saída de pessoa presa para atividades ilegais.

Os mandados são cumpridos em cidades de quatro estados: Primavera do Leste, Paranatinga e Dom Aquino (MT); Uberlândia (MG); Rio Verde (GO) e Santana do Araguaia (PA).

A investigação, de quase um ano, reuniu diversas informações produzidas a partir de relatórios financeiros e investigativos, identificou atividades ilegais envolvendo pessoas presas e o diretor da cadeia pública de Primavera do Leste.

A Polícia Civil apurou a existência de uma associação criminosa que se formou para comprar facilidades e movimentar dinheiro obtido ilegalmente e promover a lavagem de capitais por meio de empresas de construções e, ainda, ofertar vantagens ilícitas a servidores públicos.

Para legitimar os valores recebidos, os investigados utilizaram terceiros e também de pessoas jurídicas para movimentar os valores ilícitos. Houve ainda a aquisição de veículos e imóveis para dar aparência de legalidade ao dinheiro.

O líder do esquema criminoso, Janderson Lopes, foi alvo de mandados de prisão preventiva, busca e apreenssão, bloqueio de valores e sequestro de bens. Já o diretor da cadeia pública de Primavera do Leste foi alvo de busca e apreensão, bloqueio de bens e afastamento do cargo.