Empresa de Jeff Bezos tenta voo espacial tripulado neste domingo

A Blue Origin, de Jeff Bezos, fará uma nova missão tripulada ao espaço neste domingo (19.

Foto: G1 - Globo.com

Foto: G1 - Globo.com

A Blue Origin, de Jeff Bezos, fará uma nova missão tripulada ao espaço neste domingo (19.mai.2024), às 10h30 (de Brasília). Com 6 pessoas a bordo, a viagem deve durar cerca de 10 minutos.

Esse será o 1º voo tripulado do foguete suborbital New Shepard desde agosto de 2022. Em setembro daquele ano, uma falha no lançamento resultou na destruição do propulsor da espaçonave, que não estava tripulada. Ninguém se feriu.

O caso foi investigado pela FAA (Administração Federal de Aviação) dos EUA, que indicou 21 ações corretivas à empresa para retomar as operações com o veículo.

Em dezembro do ano passado, a empresa de Bezos fez um novo voo, também sem passageiros. Se for confirmada, a missão deste domingo (19.mai) será a 7ª realizada pela Blue Origin com pessoas a bordo.

Os 6 passageiros são:

  • Ed Dwight, 1º negro candidatado a uma vaga de astronauta nos Estados Unidos. Passou por treinamento e chegou a ser recomendado à Nasa (agência espacial americana), mas não foi selecionado. Com 90 anos e 8 meses, Dwight também se tornará a pessoa mais velha a chegar ao espaço. O recorde pertence ao ator William Shatner, que interpretou o Capitão Kirk em "Jornada nas Estrelas". Ele viajou ao espaço quando tinha 90 anos e 6 meses;
  • Mason Angel, empresário;
  • Sylvain Chiron, empresário;
  • Kenneth L. Hess, empresário;
  • Carol Schaller, contadora aposentada; e
  • Gopi Thotakura, piloto de aviões.

O plano da missão NS-25 é realizar um voo suborbital, acima da Linha de Kárman, a 100 quilômetros de altitude, onde é considerado o início do espaço. O trajeto dura cerca de 10 minutos e proporciona sensação de gravidade zero à tripulação.

A NS-25 decolará do Texas, nos EUA. A viagem será transmitida ao vivo no site da Blue Origin.