Lula anunciará novas medidas de apoio ao RS ainda nesta segunda, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, ainda nesta segunda-feira (6), novas medidas do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul.

Foto: Valor Econômico

Foto: Valor Econômico

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, ainda nesta segunda-feira (6), novas medidas do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul.

“Além de ter feito reuniões e visita ao Rio Grande do Sul no final de semana, desde às 8h estamos aqui, [em] reuniões na Casa Civil com o presidente da República, tratando de medidas que estão sendo implementadas ao longo desses dias, mas também novas medidas que serão anunciadas ainda no dia de hoje pelo presidente da República”, disse.

A reunião citada pelo ministro não estava prevista na agenda oficial de hoje das autoridades.

A declaração foi dada durante um evento para a assinatura de convênios para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada pelo Brasil em novembro de 2025.

Ao final da agenda, o ministro explicou a jornalistas que o foco do governo, neste momento, não é anunciar valores que serão disponibilizados ao estado.

“Hoje vai ser um anúncio de escolher o caminho formal e jurídico para as ações no Rio Grande do Sul. Não necessariamente valores, nós não queremos ficar anunciando valores pontuais que ainda não estão devidamente apurados”, afirmou.

O chefe da Casa Civil reforçou ainda que recursos para ações imediatas, de resgate e mitigação de danos, já foram disponibilizados.

“Todos os recursos que dizem respeito à ação imediata de acolhimento de resgate. Isso já foi feito, é automático para as cidades, para o Estado, para as unidades federais, as forças armadas que estão lá. Então, esse recurso para a ação imediata emergencial, isso já foi feito.”

Hoje, Lula deve anunciar uma “linha imediata” que será a direção "sobre o qual nós caminharemos para adotar todas as outras medidas", acrescentou o ministro.

Desde o início das chuvas na semana passada, 70% dos municípios e 7,5% da população do Rio Grande do Sul foram afetadas de alguma maneira. Até o momento, o governo confirmou 83 vítimas fatais, além de 111 desaparecidas.