Governo federal decreta estado de emergência para 265 municípios do Rio Grande do Sul

O governo federal decretou neste domingo (5) estado de emergência para 265 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas intensas chuvas que têm causado estragos na região.

Governo federal decreta estado de emergência para 265 municípios do Rio Grande do Sul

O governo federal decretou neste domingo (5) estado de emergência para 265 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas intensas chuvas que têm causado estragos na região. A partir de agora, as cidades podem receber repasses de verbas federais de forma mais rápida e com menos burocracia. A lista completa dos municípios afetados está disponível no Diário Oficial da União. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na região metropolitana de Porto Alegre e destacou a importância das ações para o Estado, afirmando que não haverá obstáculos burocráticos para a recuperação. “Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse Estado”, declarou o petista.

A comitiva do presidente também incluiu Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e ministros do governo. Até o momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 78 mortes devido às chuvas, com outros quatro óbitos em investigação. Além disso, há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas.