Uso da cannabis nos EUA difere conforme escolaridade, diz pesquisa

O uso regular da cannabis nos EUA difere de acordo com o nível de escolaridade, sendo que as taxas mais altas de consumo são observadas entre aqueles com ensino médio ou nível escolar mais baixo (13%).

Foto: EADPLUS

Foto: EADPLUS

O uso regular da cannabis nos EUA difere de acordo com o nível de escolaridade, sendo que as taxas mais altas de consumo são observadas entre aqueles com ensino médio ou nível escolar mais baixo (13%). Entre os que têm pós-graduação, só 5% fazem o uso da planta regularmente, ou seja, em pelo menos 10 dias em 1 mês. Os dados são de pesquisa realizada pela Gallup.

O consumo da cannabis também difere de acordo com a renda. O uso regular é maior entre aqueles que vivem em famílias que ganham menos de US$ 24.000 por ano (16%) e menor entre quem vive em famílias que ganham US$ 180 mil ou mais anualmente (5%).

O uso regular da planta é feito por 9% dos adultos norte-americanos. É maior numericamente entre homens (11%) do que entre mulheres (8%). Além disso, a idade também está associada ao maior uso de cannabis, sendo que 12% dos adultos nas faixas etárias de 18 a 29 anos, de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos fazem o uso regular da planta. O consumo entre quem tem 65 anos ou mais é de só 6%.

O critério de cor de pele pouco influencia no uso, já que 9% dos adultos negros e também 9% dos adultos brancos utilizam.

A pesquisa da Gallup foi realizada on-line de 30 de novembro a 8 de dezembro de 2023 com 6.386 adultos dos EUA. Para medir o uso de cannabis, a Gallup perguntou: "Tendo em mente que isso é confidencial, quantos dias no último mês você usou produtos de cannabis (como fumar maconha, vaporizar THC líquido ou consumir produtos assados ou gomas) para alterar seu humor e ajudá-lo a relaxar?”.