Embraer anuncia produção de carro voador em tamanho real

A Eve Air Mobility, empresa da Embraer para mobilidade urbana, anunciou a produção do 1º protótipo em tamanho real de "carro voador", chamado de eVTOL, "até o fim deste ano".

Foto: Poder360

Foto: Poder360

A Eve Air Mobility, empresa da Embraer para mobilidade urbana, anunciou a produção do 1º protótipo em tamanho real de "carro voador", chamado de eVTOL, "até o fim deste ano".

"A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro", disse o presidente da Embraer-X, área de inovação da Embraer, Daniel Moczydlower, ao site G1. Segundo o executivo, essa "é uma etapa essencial para começar a certificação com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]".

Moczydlower declarou, na semana passada, durante sua participação na WebSummit, que a companhia quer que qualquer pessoa possa usar o "carro voador" como meio de transporte, pois ele terá preços acessíveis.

Como exemplo, citou que uma viagem da Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão, no Rio, levará cerca de 10 minutos e não emitirá CO2. Um estudo feito pela própria fabricante de aviões indicou que o trajeto custará a partir de R$ 99.

Também conforme o executivo, a Embraer já recebeu cerca de 3.000 encomendas do eVTOL. A 1ª fábrica será instalada em Taubaté, no interior de São Paulo. As entregas e a entrada em operação são previstas para 2026.

SOBRE O eVTOL

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. O modelo foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. Tem baixo custo operacional, menos peças e estruturas e sistemas otimizados.