Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Rússia fala em confronto de potências nucleares por Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta 2ª feira (22.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta 2ª feira (22.abr.2024) que o apoio militar dos EUA, do Reino Unido e da França à Ucrânia levou o mundo à beira de um confronto direto entre as maiores potências nucleares do mundo –algo que, segundo ele, poderia resultar em uma catástrofe.

Lavrov afirmou que os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estão "obcecados" com a ideia de infligir uma "derrota estratégica" à Rússia. As informações são da agência Reuters.

"Os ocidentais estão perigosamente à beira de um confronto militar direto entre potências nucleares, com consequências catastróficas", disse Lavrov.

Segundo ele, é "particularmente preocupante" que "Estados nucleares ocidentais" estejam entre "os principais patrocinadores do regime criminoso de Kiev". Esses países, afirmou Lavrov, são "os principais iniciadores de várias medidas provocativas".

O chanceler russo declarou: "Vemos sérios riscos estratégicos, levando a um aumento no nível de perigo nuclear".

Conforme a Reuters, Rússia e os Estados Unidos são as maiores potências nucleares do mundo, detendo mais de 10.600 das 12.100 ogivas nucleares existentes. A China possui o 3º maior arsenal nuclear, seguida pela França e pelo Reino Unido.

Lavrov acusou o Ocidente de tentar impor restrições aos arsenais nucleares da Rússia e da China, ao mesmo tempo que desenvolve suas capacidades militares.

"No contexto de uma guerra híbrida total travada contra nós, não há base para o diálogo com os Estados Unidos sobre o controle de armas e a estabilidade estratégica em geral", disse.

PODER 360

Europa Em Guerra Internacional Ataque Estados Unidos EUA França Guerra Guerra Na Europa Guerra Na Ucrânia Invasão Leste Europeu Operação Militar Organização Do Tratado Do Atlântico Norte Otan Reino Unido Rússia Sergei Lavrov Ucrânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!