Polícia Federal realiza "Operação Escafandria" e prende 10 pessoas por envolvimento em tráfico de drogas

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Escafandria, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas operante no Porto de Rio Grande, localizado no Sul do estado.

Foto: Gazeta Brasil

Foto: Gazeta Brasil

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Escafandria, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas operante no Porto de Rio Grande, localizado no Sul do estado. As autoridades federais, juntamente com a Marinha, a Receita Federal, a Brigada Militar e agências policiais europeias, estão colaborando nas diligências. Até o momento, 10 indivíduos foram detidos, nove no Brasil e um na Alemanha.

O nome da operação alude aos escafandristas, profissionais responsáveis por atividades subaquáticas. Isso ocorre devido ao método utilizado pela facção para enviar cocaína para outros países, envolvendo mergulhadores que ocultavam a droga em um compartimento denominado ‘caixa de mar’. Tal espaço é situado na parte externa do casco das embarcações, tendo função de resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água.

A operação envolve a execução de 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na Alemanha, as ações estão sendo conduzidas em cooperação com as autoridades policiais internacionais, incluindo a Europol e a polícia alemã.

A investigação teve início em 2022, após o recebimento de informações sobre uma facção operante em Rio Grande, com ramificações também em Santa Catarina e Paraná. Este grupo é suspeito de estar envolvido no transporte de uma carga de 198 quilos de cocaína, apreendida em agosto do ano anterior pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas.