Barco com corpos encontrado no Pará não tinha motor; Saiba o que mais foi descoberto!

Uma embarcação com corpos foi descoberta no sábado (13) por pescadores no litoral do Pará.

Foto: G1 - Globo

Foto: G1 - Globo

Uma embarcação com corpos foi descoberta no sábado (13) por pescadores no litoral do Pará. Segundo o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Calfa, a embarcação é artesanal, sem motor, leme ou sistema de governo que possa identificar sua origem.

O barco começou a ser retirado do rio na tarde de segunda-feira (15) com a ajuda de cabos de aço e será levado para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia, que deve durar até terça-feira. Os corpos, em avançado estado de decomposição, serão transportados dentro da embarcação até o IML em Bragança.

“É uma embarcação aparentemente artesanal, devido ao material com que ela é feita, e não há nenhuma indicação no casco que permita, nesse primeiro momento, fazer uma ideia da origem”, disse o capitão à imprensa local.

A Polícia Federal está investigando a origem das pessoas encontradas dentro do barco, que estava à deriva. Não há confirmação do número de vítimas nem da causa das mortes.

Após ser rebocado do mar até um porto em Bragança, o barco está passando por perícia. Equipes enfrentaram dificuldades para retirá-lo do rio, utilizando cabos de aço. A suspeita é que as vítimas sejam estrangeiras, mas a confirmação da nacionalidade só deve ocorrer após a perícia.

O trabalho de perícia envolverá identificação por meio de amostras de DNA, características físicas, impressões digitais e objetos pessoais, devido ao avançado estado de decomposição dos corpos. A previsão é que a perícia dure até terça-feira.

Após a retirada dos corpos, o barco será levado para Belém, onde ficará sob custódia da Marinha do Brasil para mais investigações sobre sua origem.