Primeira obra de arte "autorizada" a pousar na Lua é do artista Jeff Koons

Com a alunissagem da sonda Odysseus, na quinta-feira (22), o “artista vivo mais caro do mundo” ganhou agora um novo superlativo da era espacial: a sua criação é a primeira obra de arte "autorizada" na Lua.

Primeira obra de arte
View this post on Instagram

A post shared by Jeff Koons (@jeffkoons)

Embora sua chegada seja um marco, "Moon Phases" não é a única arte a pousar na superfície da Lua. Em 1971, os tripulantes da Apollo 15 deixaram uma figura de alumínio do artista belga Paul Van Hoeydonck, bem como uma placa comemorativa para 14 astronautas e cosmonautas que morreram em serviço.

Também se acredita há muito tempo que seis artistas famosos – Andy Warhol, Robert Rauschenberg, John Chamberlain, Claes Oldenburg, Forrest Myers e David Novros – enviaram secretamente uma obra de arte conjunta a bordo da Apollo 12, dois anos antes. A sua peça colaborativa, "O Museu da Lua", é um pequeno azulejo de cerâmica rabiscado com desenhos de cada artista, e alegadamente permanece preso a parte da perna do módulo lunar até hoje.

A alunissagem de Odie ocorre num momento em que uma segunda corrida espacial viu países como a Índia e o Japão completarem suas próprias missões lunares não tripuladas bem-sucedidas, bem como uma enxurrada de agências governamentais e empresas privadas em todo o mundo propondo viagens ao espaço.

Mas Odie encerrou o capítulo de uma corrida espacial mais específica – entre Koons e o artista Sacha Jafri, radicado em Dubai. No mês passado, Jafri tinha apostado em ter a primeira obra de arte sancionada na Lua, mas a sua peça gravada a laser, intitulada "We Rise Together with the Light of the Moon", enfrentou um fim ardente a bordo do Peregrine.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeira obra de arte “autorizada” a pousar na Lua é do artista Jeff Koons no site CNN Brasil.