Elon Musk acusa Partido de Biden de incentivar imigração ilegal para "importar eleitores"

Elon Musk, CEO da Tesla, acusa Partido Democrata dos EUA de abrir as fronteiras do país para “importar eleitores”.

Elon Musk acusa Partido de Biden de incentivar imigração ilegal para

Elon Musk, CEO da Tesla, acusa Partido Democrata dos EUA de abrir as fronteiras do país para “importar eleitores”. Recentemente, o Politico divulgou que o presidente Joe Biden estava considerando oferecer residência permanente a milhões de imigrantes ilegais.

Comentando sobre o relatório, Musk declarou em sua plataforma X que “O objetivo do Partido Democrata é importar eleitores”.

Segundo fontes do Politico, Biden está cogitando expandir o acesso ao chamado ‘Programa de Cancelamento de Remoção’ dos EUA para imigrantes ilegais que vivem no país há mais de dez anos e cuja remoção teria impacto negativo em amigos ou parentes cidadãos ou residentes.

Atualmente, o programa está disponível para residentes legais que foram ordenados a deixar os EUA por diversos motivos, e para alguns imigrantes ilegais. Um cancelamento bem-sucedido pode levar anos para ser concluído pelo sistema legal, e cerca de 4.000 cancelamentos de remoção são emitidos todos os anos, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.

Estima-se que haja cerca de 10,5 milhões de imigrantes ilegais vivendo nos EUA, de acordo com dados compilados pelo Pew Research em 2021. No entanto, pelo menos 6,3 milhões a mais entraram nos EUA nos anos seguintes, segundo dados do Departamento de Segurança Interna, potencialmente elevando o total para quase 18 milhões.

Um estudo anterior do Pew constatou que aproximadamente dois terços dos imigrantes ilegais nos EUA estavam lá há mais de uma década. Contando apenas os imigrantes presentes no país em 2021, o programa de remoção supostamente considerado por Biden poderia resultar em cerca de seis milhões deles se tornando residentes permanentes.

Apenas cidadãos americanos podem votar em eleições federais. No entanto, residentes permanentes podem solicitar a cidadania após cinco anos, ou três anos se casados com um cidadão americano.

As primeiras ações de Biden como presidente dos EUA incluíram a assinatura de uma série de ordens executivas revogando quase todas as restrições de imigração do ex-presidente Donald Trump. Desde então, ele fez lobby sem sucesso no Congresso para aprovar um projeto de lei que ofereça um caminho para a cidadania para mais de 10 milhões de imigrantes ilegais e processou o estado do Texas por tentar aplicar a lei federal de imigração.

“A estratégia de Biden é muito simples”, tuitou Musk em fevereiro. “1. Obter o máximo de ilegais no país possível. 2. Legalizá-los para criar uma maioria permanente – um estado de partido único. É por isso que eles estão incentivando tanto a imigração ilegal. Simples, mas eficaz.”

Nos EUA, minorias raciais geralmente votam nos democratas. Além de potencialmente criar futuros eleitores, a imigração ilegal pode dar a certos estados uma maior representação no Congresso, pois o número de assentos atribuídos a um estado na Câmara dos Deputados é determinado por sua população total, que inclui aqueles presentes ilegalmente.