Operação Verão: Polícia Civil faz maior apreensão de cocaína dos últimos anos

A Polícia Civil de São Paulo, em uma ação contundente contra o crime organizado, realizou na quarta-feira (27) a maior apreensão de cocaína dos últimos anos no litoral paulista.

Operação Verão: Polícia Civil faz maior apreensão de cocaína dos últimos anos

A Polícia Civil de São Paulo, em uma ação contundente contra o crime organizado, realizou na quarta-feira (27) a maior apreensão de cocaína dos últimos anos no litoral paulista. A operação, denominada “Verão – Fase 3”, resultou na apreensão de mais de 1,2 tonelada da droga, avaliada em mais de meio bilhão de reais, e na prisão de uma mulher.

A ação policial teve como alvo uma residência localizada no Jardim Progresso, em Guarujá, onde foram encontrados pouco mais de 1,2 tonelada de cocaína, embalada e separada em 1,3 mil tijolos. No momento da operação, uma mulher de 25 anos foi presa, sendo identificada como parte integrante do esquema criminoso.

Segundo as investigações, o imóvel funcionava como um depósito estratégico para facilitar o transporte do entorpecente pelos canais até o Porto de Santos, onde possivelmente seria embarcado em navios com destino aos continentes europeu e asiático. O valor da droga no mercado internacional varia entre 80 e 90 mil dólares por quilo.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância da operação, classificando-a como um dos maiores golpes contra o crime organizado nos últimos anos. Ele ressaltou o empenho das forças policiais em desarticular as estruturas ilícitas que há décadas dominam o tráfico internacional de drogas na região.

O esquema desmantelado já estava sob investigação há mais de um mês pela 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Roubos e Latrocínios, que identificou um “braço” do crime organizado atuando no controle do tráfico de drogas na Baixada Santista, com base na cidade do Guarujá. O grupo criminoso, além de ser responsável por confrontos na região, buscava inibir a atuação das forças policiais locais.

A partir de informações do setor de inteligência da Polícia Civil, os investigadores obtiveram detalhes sobre o imóvel utilizado como depósito de armas de fogo e drogas. Ao chegarem ao local, foram recebidos pela mulher responsável pela casa, que tentou despistar os policiais. No entanto, durante as buscas, os agentes encontraram os tijolos de cocaína escondidos em sacos de ráfia.

A suspeita foi detida e autuada por tráfico de drogas e associação ao tráfico, enquanto as investigações prosseguem para localizar o companheiro dela e identificar outros envolvidos no esquema criminoso. A ação da Polícia Civil representa mais um importante passo no combate ao crime organizado e na promoção da segurança na região litorânea de São Paulo.