Cuiabá inicia vacinação contra a gripe nesta 2ª feira

Campanha de vacinação contra a gripe tem inicício nesta 2ª em Cuiabá (Foto: Governo de Mato Grosso) Nesta segunda-feira (25.

vacina vacinação
Campanha de vacinação contra a gripe tem inicício nesta 2ª em Cuiabá (Foto: Governo de Mato Grosso)

Nesta segunda-feira (25.03), Cuiabá dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, o lançamento oficial ocorre nas Unidades Básicas de Saúde Despraiado I e II.

Os grupos prioritários para receber a vacina contra a Influenza incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, indígenas fora de suas terras, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, indivíduos com comorbidades, professores, integrantes das Forças Armadas, e pessoas em situação de rua.

Este ano, a campanha foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento na circulação de vírus respiratórios em todo o país. A imunização é necessária pois protege contra os vírus que normalmente começam a se propagar nos meses de maio, junho e julho, conforme ressalta Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente.

“Desde o ano passado, temos observado uma antecipação na circulação de vírus respiratórios em geral. Portanto, este ano anteciparemos a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde e educação, e todas as pessoas elegíveis, garantindo que estejam protegidas antes da chegada do inverno”, explicou Maciel.

A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra três cepas de vírus combinadas, visando proteger contra os principais vírus em circulação no Brasil. A expectativa é de imunizar aproximadamente 75 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.