Juiz eleitoral do Paraná diz que Deltan Dallagnol não está inelegível

Em decisão da última sexta-feira (15), o juiz da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, Irineu Stein Junior, afirmou que o ex-deputado federal e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo), não está inelegível.

Juiz eleitoral do Paraná diz que Deltan Dallagnol não está inelegível

“A representação também levanta discussão quanto aos efeitos da decisão proferida pelo e. TSE, o que não deve ser objeto em sede liminar, visto que a Corte Eleitoral Máxima, ao julgar os autos de Recurso Ordinário Eleitoral n. 0601407-70.2022.6.16.0000, deu provimento aos recursos ordinários para indeferir o registro de candidatura do candidato Deltan Dallagnol, conforme acórdão colacionado pela própria parte autora à prefacial, não havendo decretação de inelegibilidade. Neste sentido e em continuidade, em diligência do Juízo perante a serventia, não se observa ao cadastro eleitoral do possível candidato, até então, anotação do código de Atualização de Situação de Eleitor (ASE) – 540, relativo à ‘ocorrência a ser examinada em pedido de registro de candidatura’, dentre as quais figuram as causas de inelegibilidade”, concluiu.

O ex-procurador da Lava Jato perdeu seu mandato com base na Lei da Ficha Limpa acusado de deixar o Ministério Público para escapar de possíveis punições. A decisão do TSE não menciona se Dallagnol estaria ou não impedido de concorrer no período de 8 anos.