Trump Alerta que Proibir o TikTok nos EUA Beneficiaria o Facebook

Durante uma entrevista exclusiva à Fox News neste domingo (17), o ex-presidente Trump alertou que os legisladores dos EUA não deveriam proibir o TikTok porque isso beneficiaria o Facebook, que ele chamou de uma plataforma de mídia social “pior”.

Trump Alerta que Proibir o TikTok nos EUA Beneficiaria o Facebook

Durante uma entrevista exclusiva à Fox News neste domingo (17), o ex-presidente Trump alertou que os legisladores dos EUA não deveriam proibir o TikTok porque isso beneficiaria o Facebook, que ele chamou de uma plataforma de mídia social “pior”.

O apresentador Howard Kurtz questionou Trump, perguntando por que ele aparentemente mudou sua posição de apoiar uma proibição do TikTok durante seu mandato para agora discordar dos 197 republicanos que recentemente aprovaram um projeto de lei para proibir o aplicativo se seus proprietários chineses não o venderem.

Trump respondeu dizendo que anteriormente “deu a opção de proibi-lo” ao governo dos EUA, mas observou: “Eu não fiz nenhuma pressão. Eu não fiz nada.”

“Eu apenas disse, ‘Se vocês querem que seja banido, se quiserem.’ E o Congresso provavelmente não queria que fosse banido, sabe, etc. Não foi algo que eu estava exigindo”, disse ele, acrescentando: “Se eu exigisse, acho que teria conseguido.”

O ex-presidente se comprometeu a assinar uma ordem executiva para proibir o aplicativo em 2020, dizendo aos repórteres na época: “No que diz respeito ao TikTok, estamos os banindo dos Estados Unidos. Eu tenho essa autoridade. … Vai ser assinado amanhã.”

Pouco depois, dois juízes federais bloquearam a ordem executiva de Trump.

Antes da votação do Congresso sobre a recente proibição do TikTok, Trump expressou sua discordância com ela, sinalizando uma mudança de sua posição anterior. Ele postou no Truth Social na quarta-feira, escrevendo: “Se você se livrar do TikTok, o Facebook e Zuckerschmuck dobrarão seus negócios. Eu não quero que o Facebook, que trapaceou na última Eleição, se saia melhor. Eles são um verdadeiro Inimigo do Povo!”

Trump falou a Kurtz sobre sua perspectiva atual sobre a plataforma de propriedade chinesa, afirmando: “Há um perigo em proibi-lo com, você sabe, liberdade de expressão – há muitos problemas diferentes.”

“Mas aqui está o que eu descobri”, continuou ele, “Eu descobri o Facebook extremamente desonesto, e o que aconteceria é que, se você banisse o TikTok, se o tirasse … essas pessoas iriam para o Facebook. E o Facebook, na minha opinião, é pior que o TikTok por muito.”

Kurtz seguiu perguntando se a nova posição de Trump foi influenciada por uma reunião recente que ele teve com o bilionário investidor do TikTok, Jeff Yass.

O ex-presidente negou que fosse um fator, afirmando: “Não, não, não. Na verdade, eu nem sabia disso.” Ele acrescentou que nunca conversou com Yass sobre a plataforma antes de abordar o Facebook mais uma vez.

“Se você vai fazer isso com o TikTok, faça com o Facebook. E o que você pode fazer é deixá-los vender o TikTok. Deixe-os vendê-lo no mercado. … Mas tire-o do controle chinês.”

Trump então expressou sua crença de que a China “controla o Facebook” também. “Eles têm um poder tremendo naquela empresa. Não há dúvida sobre isso. Eles querem estar na China, querem ir para a China.”

 

Após a entrevista, Kurtz esclareceu aos telespectadores que o Facebook “não é permitido operar na China”.