Lideranças do MDB defendem apoio do partido a pré-candidatura de Botelho

Principais lideranças do MDB Mato Grosso, o ex-deputado federal Carlos Bezerra, o deputado federal Juarez Costa e a deputada estadual Janaína Riva defendem que o partido esteja no arco de alianças da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), à Prefeitura de Cuiabá.

Lideranças do MDB defendem apoio do partido a pré-candidatura de Botelho

Principais lideranças do MDB Mato Grosso, o ex-deputado federal Carlos Bezerra, o deputado federal Juarez Costa e a deputada estadual Janaína Riva defendem que o partido esteja no arco de alianças da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), à Prefeitura de Cuiabá. Apesar dos três garantirem compromisso com o deputado estadual, essa decisão ainda deve ser discutida pelo Diretório Municipal de Cuiabá.

O embate interno estaria no fato de o presidente da provisória municipal, o advogado Francisco Faiad, afirmar recentemente que o MDB deve trabalhar candidatura própria e que o deputado estadual Juca do Guaraná seria uma excelente opção para a disputa na capital.

"Não sei se ele [Juca] vai ser candidato. Tudo bem se ele desejar ser candidato, mas a maioria da bancada estadual nossa apoia o Botelho. Está definido", disse Carlos Bezerra, presidente do Diretório Estadual, nesta quinta-feira (22).

O deputado federal Juarez Costa, primeiro vice-presidente do Diretório Estadual, afirmou que Francisco Faiad tem ampla experiência para conduzir a sigla na capital e que, mesmo não interferindo na escolha em Cuiabá, seu compromisso pessoal é com o presidente da Assembleia.

"O papel do Faiad como presidente do partido em Cuiabá está correto, só que eu tenho a minha posição tomada, assim como a Janaína deve ter a dela tomada de apoio ao Botelho. Partido é assim, conversa, dialoga, mas cada um tem a sua opinião e ela tem que prevalecer. Já está falado isso tem mais de ano que eu apoio o Botelho, por entender que é o melhor para Cuiabá", afirmou Juarez, também nesta quinta.

Recentemente, a deputada Janaína Riva lembrou que o alinhamento do MDB com a pré-candidatura de Botelho começou a ser construído no ano passado. Ela disse acreditar em um possível recuo do colega de parlamento, Juca do Guaraná, na disputa em Cuiabá.

"Não acredito que vá ser candidato. É um nome que, sem dúvida, tem o nosso respeito, mas nesse momento não pode ter nosso apoio porque ninguém pode ter duas palavras e a palavra já foi dada para o Botelho no ano passado. Não só a minha, mas a do Bezerra, do Doutor João, do Thiago Silva, do Juarez Costa. A maioria de nós já está fechada em apoiar a candidatura do Botelho", declarou Janaína.

Caso o Diretório Municipal insista em viabilizar a pré-candidatura de Juca do Guaraná, o partido pode seguir para a disputa deste ano dividido, a exemplo de 2020. O parlamentar e ex-presidente da Câmara de Cuiabá contaria com o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e com o deputado federal Emanuelzinho.

Além de parte do MDB, Eduardo Botelho já conta com apoio declarado do PRD.