Milhões de Russos se preparam para as Eleições presidenciais que vai "eleger" Putin

As seções eleitorais no Extremo Oriente da Rússia foram abertas, dando início às eleições presidenciais de 2024, nas quais o presidente Vladimir Putin enfrenta três “oponentes”.

Milhões de Russos se preparam para as Eleições presidenciais que vai

As seções eleitorais no Extremo Oriente da Rússia foram abertas, dando início às eleições presidenciais de 2024, nas quais o presidente Vladimir Putin enfrenta três “oponentes”. Os centros de votação estão programados para abrir gradualmente em todo o país às 8h, horário local. A votação está marcada para ocorrer durante três dias, até domingo.

Este ano, quatro candidatos disputam o cargo máximo, que tem um mandato de seis anos. O atual presidente, Vladimir Putin, que concorre como candidato independente, está enfrentando o líder do Partido Liberal Democrático de direita (LDPR), Leonid Slutsky, o candidato comunista Nikolay Kharitonov e Vladislav Davankov, representante do centrista liberal Novo Povo.

Esta será a primeira eleição presidencial na Rússia após uma reforma constitucional de 2020, que estabeleceu um limite de dois mandatos de seis anos para qualquer pessoa servindo como chefe de estado. No entanto, a mudança também resultou na “anulação” dos mandatos de Putin, possibilitando que ele se candidate novamente.

Além de votar pessoalmente nas seções eleitorais, os residentes de cerca de 28 regiões podem votar online através do sistema eletrônico de votação do país. Para participar da votação online, os eleitores tiveram que fazer solicitações especiais através da plataforma digital do governo russo, Gosuslugi, antes de segunda-feira. Os eleitores de Moscou, no entanto, estão isentos desse requisito e podem votar online livremente.

Estima-se que a eleição tenha uma alta participação de cerca de 71%, de acordo com estimativas do centro de pesquisas de opinião pública russa (VTSIOM). A votação antecipada já ocorreu em várias regiões remotas da Rússia, com cerca de dois milhões de pessoas já tendo votado, mostram os números oficiais.