Consumidores xingam e cobram Enel nas redes depois de apagão
Consumidores da Grande São Paulo usaram as redes sociais desde 6ª feira (11.
Consumidores da Grande São Paulo usaram as redes sociais desde 6ª feira (11.out.2024) para reclamar dos apagões em várias regiões da capital paulista. Com xingamentos e cobranças, usuários criticaram a gestão de Ricardo Nunes (MDB), a privatização da distribuição de energia (feita em 1998) e o atendimento da italiana Enel, responsável pela prestação do serviço.
Segundo a distribuidora, cerca de 2,1 milhões de pessoas foram impactadas. Em publicações nas redes sociais, os consumidores também relataram alimentos estragando em geladeiras por falta de fornecimento de energia e se queixaram da falta de iluminação nas casas.
Como resposta às quedas de energia –a Enel protagonizou uma situação semelhante em março–, a Aneel divulgou uma nota neste sábado (12.out) em que diz que avalia cassar a concessão da Enel. A agência também determinou que a empresa italiana seja intimada “imediatamente” a prestar esclarecimentos sobre a situação na Grande São Paulo.
O QUE DIZ A ENEL
Em nota publicada em seu site oficial, a Enel afirmou que já havia restabelecido a energia para cerca de 650 mil clientes e que os técnicos da companhia continuavam trabalhando para normalizar a situação. Leia a íntegra abaixo:
“Informamos que, até às 15h, restabelecemos a energia para cerca de 650 mil clientes. Ontem à noite, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes estavam sem energia. No momento, nossos técnicos seguem trabalhando para reconstruir trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes impactados, o que representa cerca de 18% dos clientes da distribuidora.
“Os bairros afetados pelo temporal são: Santo Amaro, Jardim São Luís, Socorro, Pinheiros, Americanópolis, Vila Andrade, Jardim Vaz de Lima, Alto de Pinheiros, Jardim Martini e Jardim Mariane, a maior parte na Zona Sul da capital.
“Além de São Paulo, os municípios mais afetados são: Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.
“Reforçamos as equipes em campo com até 2500 técnicos e estamos recebendo apoio de equipes do Ceará e do Rio de Janeiro.
“Orientamos que os clientes priorizem os canais digitais para abrirem chamados:
“Site: www.enel.com.br
“App Enel (disponível para iOS e Android)
“WhatsApp Elena: (21) 99601-96088.”