Venezuela proíbe companhias aéreas argentinas de sobrevoarem seu território, segundo fontes

A Venezuela ratificou a decisão de proibir as autorizações de sobrevoo das companhias aéreas argentinas sobre o seu espaço aéreo, segundo fontes com conhecimento do assunto consultadas pela CNN.

Venezuela proíbe companhias aéreas argentinas de sobrevoarem seu território, segundo fontes

A CNN consultou as autoridades venezuelanas para saber mais detalhes sobre o assunto e aguarda retorno.

A decisão de proibir licenças de sobrevoo para empresas argentinas afeta rotas para o aeroporto JFK, em Nova York, para o aeroporto de Miami e para o aeroporto de Punta Cana, na República Dominicana.

Cruzamentos entre governos

O governo da Argentina afirmou que a decisão das autoridades venezuelanas de proibir aeronaves argentinas sobre o seu espaço aéreo é uma retaliação pelo confisco pelos Estados Unidos do avião da Emtrasur, caso ligado ao governo iraniano.

O chefe da diplomacia venezuelana, o ministro das Relações Exteriores Yván Gil, respondeu nesta terça-feira ao porta-voz da Presidência argentina, o chamando de "cara do conselho" e descrevendo o governo argentino como "neonazista".

“O senhor Manuel Adorni finge ignorar as consequências de seus atos de pirataria e roubo contra a Venezuela, que foram advertidos repetidamente antes do ato criminoso cometido contra a Emtrasur”, disse Gil em seu perfil oficial no X, antigo Twitter.

“A Venezuela exerce plena soberania em seu espaço aéreo, e reitera que nenhuma aeronave, proveniente ou com destino à Argentina, poderá sobrevoar nosso território, até que nossa empresa seja devidamente indenizada pelos danos causados, após as ações ilegais praticadas, somente com para agradar seus guardiões do norte", concluiu.

*Com informações de Agustín Milic e Osmary Hernández, da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Venezuela proíbe companhias aéreas argentinas de sobrevoarem seu território, segundo fontes no site CNN Brasil.