Professor fundador do ECCO lança novo livro de contos

Docente e fundador do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o professor doutor Mário Cesar Silva Leite lança nesta sexta-feira (15.

Docente e fundador do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o professor doutor Mário Cesar Silva Leite lança nesta sexta-feira (15.03) seu novo livro de contos "Mãe & Esparsos, Anunciados, Cotidianos" (CARLINI & CANIATO, 2023).

Ao PNB Online, Mário Cesar conta que começou a escrita do novo livro durante a pandemia da covid-19. "Comecei a escrever nesse momento e com o tempo ele foi tomando outras formas. Não trata da pandemia, mas temas outros foram surgindo nesse interior, dessa espécie de agonia desse espaço meio em ruínas".

Mário César explica ainda que o livro escapa do tratamento narrativo tradicional e tem como proposta geral tratar da diversidade. A obra está dividida em duas partes, sendo a primeira de contos que aparecem como monólogos, mas onde é possível perceber uma interlocução.

"A primeira parte de contos que são mais dialogados e mais monólogos trata exatamente disso. Questões das mulheres, das questões de gays, das questões dos pretos. Cada conto tem um assunto relacionado a esse tipo de personagem", explica o professor.

Já a segunda parte é de um conto que leva o mesmo nome do livro o autor conta que há um entrosamento entre forma e tema, com reflexão de aspectos da própria linguagem literária e suas possibilidades de experimentação e criação.

"É uma espécie de quebra-cabeça de linguagens. A própria história ela entra cruzada, ela é interrompida e determinados momentos e depois volta e depois sai de novo. Tem esse lado que é um lado de experimentação da linguagem, que é uma reflexão sobre a própria linguagem. E tem uma personagem que é chamada de mãe, que se nomeia como mãe e é uma incógnita".

O lançamento do novo livro do professor será a partir das 14h, da sexta-feira, no auditório M, do Instituto de Linguagens da UFMT.

livro ECCO