Estreia memorável: Oliver Bearman brilha na Fórmula 1 substituindo Carlos Sainz pela Ferrari

Max Verstappen dominou o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, mas quem se destacou foi o piloto de 18 anos que estreou pela Ferrari.

Estreia memorável: Oliver Bearman brilha na Fórmula 1 substituindo Carlos Sainz pela Ferrari

Max Verstappen dominou o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, mas quem se destacou foi o piloto de 18 anos que estreou pela Ferrari.

A corrida em Jeddah foi mais um dia de trabalho para Max Verstappen. Sua liderança resultou na segunda vitória na temporada, após o triunfo no Bahrein, e temporariamente fez esquecer o escândalo dentro da Red Bull. No entanto, os holofotes do que aconteceu em Jeddah se afastaram da equipe austríaca para focar na revelação do dia: Oliver Bearman.

O piloto da Fórmula 2 chegou à Ásia com o objetivo de realizar sua melhor performance na categoria, que também inclui o argentino Franco Colapinto. Ele substituiu Carlos Sainz, que foi operado de apendicite nas últimas horas, na equipe de Maranello. Segundo informações da ESPN, os pilotos reservas principais, Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman, não estavam na cidade saudita, e a escolha recaiu sobre o jovem de 18 anos, que conquistou a pole position na F2 horas antes de saber que estrearia na Fórmula 1.

“A cadeia esportiva analisou o desempenho do piloto, que se classificou em 11º lugar na sexta-feira e conquistou 6 pontos ao terminar em sétimo. Ele não cometeu erros, manteve um ritmo constante, foi rápido e ultrapassou Lando Norris e Lewis Hamilton para fechar sua primeira corrida na Fórmula 1 na zona de pontuação”, relatou o portal.

Ao final da corrida, seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, elogiou o estreante mais jovem na história da Ferrari: “É simplesmente excepcional o que ele fez. Realmente acredito que as pessoas não percebem o quão difícil é chegar ao FP3 (último treino livre) com um carro que você não conhece, em uma pista tão difícil como Jeddah, e estar imediatamente no ritmo.”

“Realmente foi impressionante vê-lo tão rápido e confortável no carro desde o início. Hoje teve uma corrida excepcional, muito bem feito”, disse Leclerc no Canal Plus.

Bearman é o terceiro piloto mais jovem a conquistar pelo menos um ponto na F1, ficando atrás de Max Verstappen (17 anos, 5 meses e 29 dias) e Lance Stroll (18 anos, 7 meses e 13 dias). Vale ressaltar que a marca de Max Verstappen será inigualável, pois agora é necessário ter no mínimo 18 anos para estrear na categoria. Além disso, o britânico se tornou o piloto mais jovem de sua nação a estrear na Fórmula 1, superando Lando Norris (19 anos, quatro meses e quatro dias).

Todos esses feitos foram reconhecidos pelos espectadores ao escolherem Bearman como o piloto do dia no GP da Arábia Saudita, com uma ampla margem, obtendo 48,3% dos votos, seguido por Lewis Hamilton (7,3%), Kevin Magnussen (6,7%), Sergio Pérez (5,9%) e Norris (5,2%).

Lewis Hamilton não perdeu a oportunidade de parabenizar Oliver Bearman depois que o compatriota cruzou a linha de chegada à sua frente (o sete vezes campeão mundial terminou em nono lugar). O piloto da Mercedes se aproximou junto com seu companheiro, George Russell, para cumprimentar calorosamente a grande estrela do dia.

Mais tarde, foi a vez de ouvir Bearman sobre sua breve passagem pela F1: “Foi curto, mas fantástico. Tentei me concentrar no trabalho de conquistar pontos para a equipe, conseguimos, estou muito feliz.” Além disso, ele se sentiu apoiado pela Ferrari o tempo todo: “Eles me ajudaram muito com o treinamento, fizeram um ótimo trabalho comigo. Eles me orientavam volta a volta em todos os lugares onde eu poderia melhorar. Eu pude fazer um ótimo trabalho.”

Na temporada passada, Oliver Bearman ficou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Fórmula 2 pela equipe Prema Racing, a mesma em que compete este ano. Ele já havia pilotado um F1 da equipe Haas durante duas sessões de treinos livres no México e Abu Dhabi em 2023. Anteriormente, participou de um teste em Fiorano (Itália) a bordo de uma SF21, o carro da Ferrari em 2021.

Neste fim de semana, ele se classificou em primeiro na Fórmula 2 para a corrida principal de sábado, mas as regras da FIA o descartaram para a segunda divisão, pois não é permitido participar de ambas as corridas no mesmo fim de semana. Enzo Fittipaldi ficou com a vitória. Franco Colapinto não conseguiu completar a prova.

Além dessas questões, Max Verstappen liderou de ponta a ponta o circuito de Jeddah na Fórmula 1, e a Red Bull conquistou o 1-2 graças ao segundo lugar de Sergio Checo Pérez. Charles Leclerc (Ferrari) fechou o pódio a mais de 18 segundos do tricampeão mundial. A F1 terá uma pausa de duas semanas, retornando no fim de semana de 24 de março na Austrália.