Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Trump é focado em vingança e ameaça a democracia, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos e pré-candidato à reeleição, Joe Biden, disse na madrugada desta 4ª feira (6.


O democrata disse que se candidatou à Casa Branca em 2020 para combater a "ameaça existencial que Donald Trump representava para os EUA". Afirmou que o republicano "é movido por queixas e delitos, focado em sua própria vingança e retaliação", em referência aos revesses que acumula na Justiça.

No comunicado, Biden citou avanços do seu governo e possíveis retrocessos com a vitória de Trump: "Ele está determinado a destruir a nossa democracia, a destruir liberdades fundamentais, como a capacidade das mulheres de tomarem as suas próprias decisões sobre cuidados de saúde, e a aprovar mais uma ronda de bilhões de dólares em reduções de impostos para os ricos".

E concluiu: "Cada geração de norte-americanos enfrentará um momento em que terá de defender a democracia. Defenda a nossa liberdade pessoal. Defenda o direito de voto e os nossos direitos civis. A todos os democratas, republicanos e independentes que acreditam em um EUA livre e justo: este é o nosso momento. Esta é a nossa luta".

Super Tuesday

Biden e Trump dominaram a Super Tuesday, o dia mais importante das prévias eleitorais dos partidos Democrata e Republicano, quando há a maior distribuição de votos. Na 3ª feira (5.mar), 16 Estados e 1 território votaram.

Os resultados consolidam a preferência por Biden e Trump dentro de seus partidos, apesar de problemas judiciais e preocupações com popularidade entre os eleitores.

A rival de Trump, Nikki Haley, venceu apenas em Vermont. Já Biden perdeu para Jason Palmer na Samoa Americana, território norte-americano na Polinésia.


Leia mais:


ENTENDA AS ELEIÇÕES NOS EUA

Nos EUA, antes do pleito oficial, os Estados realizam prévias eleitorais –primárias ou caucus. O objetivo é escolher, dentre os pré-candidatos dos partidos, aquele que representará a legenda no pleito, marcado para 5 de novembro.

Nas prévias, cada Estado organiza sua primária com regras próprias. São 2 modelos. O tradicional, com voto em cédulas, que pode ser aberto, fechado ou livre. Com apenas filiados ou não. Já o caucus é uma reunião do partido. Os eleitores reúnem-se em um espaço para decidir quem será o candidato.

Nos Estados Unidos, o vencedor das eleições não é o candidato com mais votos populares, mas quem conquista a maioria dos delegados de cada Estado. Esses são distribuídos para o candidato mais votado. Nas prévias a lógica é diferente. Os delegados votam proporcionalmente ao número de votos.

A principal data das prévias foi em 5 de março, quando eleitores de 16 Estados e 1 território votaram. A data é conhecida como Super Tuesday (Super 3ª feira, em tradução livre). Os territórios de Guam e Ilhas Virgens encerrarão as prévias em 8 de junho.

VOTO NÃO OBRIGATÓRIO

Nos EUA, ninguém é obrigado por lei a votar em qualquer eleição local, estadual ou presidencial. Segundo a Constituição, votar é um direito, mas não é um requisito.

COLÉGIO ELEITORAL

O presidente e o vice-presidente dos EUA são eleitos indiretamente pelo Colégio Eleitoral. Cada Estado tem o mesmo número de delegados que cadeiras no Congresso (Câmara dos Deputados e Senado). São 538 delegados.

Após votar para presidente, o voto é contabilizado ao nível estadual. Em 48 estados e em Washington, D.C. o vencedor recebe todos os votos eleitorais daquele Estado. Maine e Nebraska atribuem seus eleitores usando um sistema proporcional.

Um candidato precisa do voto de pelo menos 270 delegados –mais da metade do total– para vencer a eleição presidencial.

Geralmente, um vencedor projetado é anunciado na noite da eleição em novembro. No entanto, a votação oficial do Colégio Eleitoral é realizada em meados de dezembro, quando os delegados se encontram.

A diplomação do resultado será em 6 de janeiro de 2025. A posse, em 20 de janeiro.

PODER 360

Infraestrutura Internacional Democracia Donald Trump Eleições Eleições EUA Eleições Nos Eua Estados Unidos EUA Joe Biden Kamala Harris Partido Democrata Partido Republicano Prévias Eleitorais Super 3ª Super Terça Super Tuesday

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!