Comissão de Meio Ambiente faz reunião com Bombeiros para atualizar ações de combate a incêndios no pantanal

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão Especial de Observatório Socioeconômico que acompanham e ajudam a coordenar a prevenção e combate aos incêndios no pantanal, deputado Carlos Avallone (PSDB), participou hoje (28) de uma reunião na Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros em Cuiabá.

Comissão de Meio Ambiente faz reunião com Bombeiros para atualizar ações de combate a incêndios no pantanal

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão Especial de Observatório Socioeconômico que acompanham e ajudam a coordenar a prevenção e combate aos incêndios no pantanal, deputado Carlos Avallone (PSDB), participou hoje (28) de uma reunião na Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros em Cuiabá. Oficiais bombeiros que comandam as ações diretamente no pantanal, apresentaram para a comissão integrada também pelo deputado Lúdio Cabral (PT), para representantes da Sema, Ibama, pesquisadores e entidades a situação atual dos incêndios e a estrutura de prevenção e combate ao fogo. A Sala de Situação monitora o pantanal 24h por dia com imagens de satélite em tempo real, embasando a tomada de decisões sobre o deslocamento das equipes de combate.

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Flávio Gledson Bezerra, confirmou que só existem dois focos ativos de incêndio no Pantanal Mato-grossense, um no Cambarazinho e outro na fazenda Conceição. As chamas, segundo ele, estão sendo monitoradas e controladas pelo Corpo de Bombeiros com apoio decisivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Sema, Ibama, ICMBio, pantaneiros e empresários do turismo. O Exército também está montando uma base provisória no pantanal com equipamentos e aviões para contribuir no trabalho dos Bombeiros.

Avallone reafirmou que nunca o Estado esteve tão preparado pois houve um trabalho preventivo desde novembro do ano passado, agilizando contratos para brigadistas e máquinas pesadas, deslocando equipamentos e pessoal, abrindo estradas de acesso e poços artesianos, fazendo aceiros e outros métodos de contenção do fogo. “A estrutura de combate hoje é muito melhor do que nos anos anteriores, e também as respostas aos princípios de incêndio através dos batalhões de Bombeiros no Pantanal, diversas aeronaves, máquinas, tratores, brigadistas e voluntários, com apoio dos fazendeiros e donos de pousadas, num trabalho integrado também com os órgãos federais”.

Na próxima terça-feira (2/7) a Comissão fará uma nova visita à região da transpantaneira. “Vamos ver in loco o trabalho das equipes, vamos continuar ajudando, fazendo esta interlocução entre todos os órgãos e entidades envolvidos, com os pantaneiros e estaremos também cobrando o aumento dos equipamentos e do efetivo humano. Novos brigadistas serão contratados e capacitados em breve pelo governo do Estado e com a ajuda do Exército, dos órgãos federais e estaduais, o trabalho deve se tornar mais efetivo para impedir que os incêndios aumentem, e se aumentarem por causa da seca histórica, poderão ser rapidamente combatidos”, disse Avallone.

Além de monitorar os focos de fogo, a Sala de Situação também identifica e responsabiliza os proprietários de áreas com focos de incêndio e os contata para informar e cobrar providências. Se o proprietário não agir imediatamente, é multado e os Bombeiros se deslocam para o combate ao fogo.