Astronautas da Nasa ficam presos no espaço devido a vazamento de hélio

Dois astronautas da NASA estão enfrentando um prolongado período na Estação Espacial Internacional (ISS), com seu retorno à Terra adiado mais uma vez.

Foto: Metrópoles

Foto: Metrópoles

Dois astronautas da NASA estão enfrentando um prolongado período na Estação Espacial Internacional (ISS), com seu retorno à Terra adiado mais uma vez. Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados no primeiro voo da cápsula CST-100 Starliner da Boeing em 5 de junho e deveriam ter retornado em 12 de junho.

Este é o terceiro adiamento consecutivo do retorno da missão pela NASA. Após um primeiro atraso, a agência havia programado o retorno da nave para o último sábado (22), mas, devido a problemas técnicos, o retorno foi novamente adiado.

Na sexta-feira passada (21), a NASA confirmou um novo adiamento do retorno, originalmente previsto para quarta-feira (26), devido a questões de vazamento de hélio que já haviam causado a prorrogação anterior.

“Estamos utilizando dados para orientar nossa decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores observados durante o encontro e acoplamento”, explicou Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

A nave Starliner pode permanecer ancorada na ISS por até 45 dias, segundo autoridades. A NASA ainda não confirmou uma nova data para o retorno.