Tensão no Xingu: Indígenas Kalapalo Bloqueiam Brigadistas e Tomam Veículo do Ibama

Três indígenas Kalapalo da Aldeia Barranco Queimado, no Território Indígena do Xingu, bloquearam a passagem de brigadistas que realizavam uma atividade de queima prescrita na região na última quarta-feira (19).

Foto: MT PLAY

Foto: MT PLAY

Três indígenas Kalapalo da Aldeia Barranco Queimado, no Território Indígena do Xingu, bloquearam a passagem de brigadistas que realizavam uma atividade de queima prescrita na região na última quarta-feira (19). Em protesto, os indígenas apreenderam um veículo usado pelos brigadistas. A situação gerou tensão e a Polícia Federal (PF) foi acionada para conter a confusão.

Vídeos gravados no momento da abordagem dos indígenas mostram que o trio estava armado com facão e espingarda quando abordaram os brigadistas, que estavam em veículos. Segundo o Ibama, a equipe de brigadistas realizava a atividade de queima prescrita com autorização das lideranças indígenas da região.

Entre os indígenas estava Ysani Kalapalo, influencer com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais e que ficou conhecida após ir à Assembleia Geral da ONU em 2019 com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ysani Kalapalo, que é irmã do cacique da aldeia, afirmou à TV Centro América que ela e outros dois indígenas tentavam apagar uma área com fogo na região quando encontraram os brigadistas e os chamaram para uma conversa. Segundo ela, o grupo da brigada não parou o carro e teria agido de forma agressiva. A influencer disse que o grupo é contra a queima prescrita, pois animais e plantas medicinais da região teriam desaparecido após a chegada dos brigadistas.

O Ibama, responsável pela brigada, reiterou que a equipe realizava a atividade de queima prescrita para prevenir grandes incêndios durante a seca. O órgão também informou que viaturas do instituto foram danificadas e que uma foi apreendida pelo grupo. Ninguém ficou ferido.

A PF informou que está acompanhando o caso para assegurar que as atividades de fiscalização ambiental e proteção do território indígena sejam realizadas dentro da legalidade. Os brigadistas registraram um boletim de ocorrência contra os três indígenas. O Ibama solicitou a devolução do veículo para que o trabalho de prevenção a incêndios possa continuar.

A queima prescrita é uma técnica de manejo tradicional que visa queimar apenas a vegetação da superfície do solo para evitar grandes incêndios durante a seca. A ação é realizada por bombeiros e pela Defesa Civil, com planejamento prévio e monitoramento constante.