Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

"Fruticultura pode ser o futuro do agronegócio na Baixada Cuiabana", aponta Fávaro

O senador e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acredita que Cuiabá e os municípios em seu entorno têm muito a ganhar com a instalação de um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolver a fruticultura e a horticultura em Mato Grosso.


O senador e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acredita que Cuiabá e os municípios em seu entorno têm muito a ganhar com a instalação de um polo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolver a fruticultura e a horticultura em Mato Grosso. Ele destacou essa visão na segunda edição de seu novo programa, "Coisas Nossas", que vai ao ar nesta segunda-feira (17.06). Confira o vídeo abaixo.

Fávaro elogiou a iniciativa do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura da capital, Lúdio Cabral (PT), que propôs a criação do polo na Baixada Cuiabana à presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, ao presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Carlos Augustin, e ao próprio ministro em abril deste ano. No início de junho, a empresa pública iniciou os estudos para a implantação do polo.

"Vale destacar aqui a iniciativa do deputado Lúdio Cabral, pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Ele reivindicou a presença de um escritório da Embrapa em Cuiabá dedicado à pesquisa e produção de fruticultura. Esse pode ser o futuro do agronegócio na Baixada Cuiabana. Uma oportunidade para os pequenos, uma base para a indústria de sucos, gerando empregos e oportunidades, e uma ajuda ao equilíbrio do clima. Cuiabá com mais verde das árvores de bons frutos", disse o ministro.

Durante o programa, Fávaro também destacou algumas das ações mais recentes de seu partido, o PSD, como o foco em atendimento de qualidade na rede pública de saúde, discutido por duas mulheres da área da saúde e filiadas à legenda: a enfermeira Bruna Santiago e a médica Natasha Slhessarenko. Além disso, o ministro apresentou o Projeto Alimentar, que apoia o combate à fome em Mato Grosso.

Os 500 primeiros dias de sua chefia à frente da pasta da Agricultura e Pecuária no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foram relembrados, destacando ações que têm transformado o agronegócio em todo o país. Um dos exemplos é o fato de o Governo Federal ter apresentado o maior Plano Safra da história para 2023/24, com R$ 364,2 bilhões em crédito, um aumento de 26,8% em relação à safra passada e o maior volume da série histórica. A iniciativa tem foco na sustentabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono e nos médios produtores rurais.

Omissão do Governo de Mato Grosso

No programa de estreia, Carlos Fávaro criticou duramente a omissão do Governo de Mato Grosso na preservação das nascentes do Pantanal. Ele detalhou diversas ações que o Governo Federal tem implementado para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul, afetados pela maior tragédia climática que o Brasil enfrentou recentemente.

“A crise climática é um problema real que exige ação de todos e compromissos dos governos. Por isso, não dá para passar em branco a grave omissão do Governo do Estado de Mato Grosso por não cuidar das nascentes do Pantanal. O Governo do Estado tentou fugir à sua responsabilidade e recorreu contra a decisão da Justiça que mandou preservar as áreas de proteção ambiental nas nascentes do rio Paraguai, o rio que forma o Pantanal de Mato Grosso. Essa falta de compromisso com a preservação do meio ambiente, em especial dos parques naturais, coloca em risco a natureza e a vida em Mato Grosso,” criticou Fávaro.

O Coisas Nossas vai ao ar às segundas-feiras no canal Carlos Fávaro no YouTube, com a participação dos cidadãos através de perguntas, vídeos, mensagens e sugestões enviadas pelo WhatsApp (65) 9809-0055.

pnbonline

GERAL POLÍTICA Coisas Nossas Embrapa Fruticultura Manchete Ministro Carlos Fávaro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!