PSDB definirá nome para candidatura própria em Sinop até abril

Uma das principais lideranças do PSDB em Mato Grosso, o ex-deputado federal e atual presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, reforçou que a sigla terá candidatura própria à Prefeitura de Sinop.

PSDB definirá nome para candidatura própria em Sinop até abril

Uma das principais lideranças do PSDB em Mato Grosso, o ex-deputado federal e atual presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, reforçou que a sigla terá candidatura própria à Prefeitura de Sinop. Ele ainda confirmou que a escola interna será por pesquisa e a decisão deve ser anunciada até o final de abril.

Nesta segunda-feira (04.03), em entrevista ao Jornal da Cultura 90.7, Nilson Leitão explicou que a decisão partiu de um diálogo entre o Diretório Municipal e a Estadual do PSDB, com aval do presidente estadual, o deputado Carlos Avallone.

"Eu só avalizei isso e repeti isso de forma bastante enfática. O PSDB que já governou Sinop ele apoiou o atual prefeito por duas vezes. Uma foi derrotado (2016) e outra foi vitorioso (2020) e decidimos que precisa ter candidatura própria. Tem boa chapa de vereadores já montada. Eu sou militante, servidor desse grupo político que existe desde a minha primeira eleição de vereador, depois deputado e prefeito", afirmou Nilson Leitão, que foi prefeito de Sinop pelo PSDB.

O ex-deputado federal descartou qualquer possibilidade de encabeçar a disputa e reforçou que os nomes da sigla são o vereador e suplente de deputado estadual Adenilson Rocha e o presidente do Diretório Municipal Diogo Rosas.

"Adenilson Rocha, foi o mais votado vereador nas últimas eleições e o mais votado nas eleições do legislativo em Sinop, ganhou inclusive do deputado federal Juarez Costa, fez mais votos que ele com uma concorrência menor para deputado federal. Ele foi mais votado, credenciado nas urnas para disputar. E o Diogo Rosas que é o que trouxe um grupo novo nesse momento, assumiu o partido e trouxe vários nomes de muito conceito na sociedade", asseverou Nilson Leitão.

Segundo o tucano, o partido deve realizar uma pesquisa qualitativa e até o final de abril anunciar quem será o candidato pelo PSDB. "Isso está se discutindo de forma harmônica e o que vai definir é isso, o que o eleitor espera".

Questionado sobre o que teria motivado o PSDB em Sinop a não seguir com a aliança com o atual prefeito Roberto Dorner (Republicanos), que buscará reeleição, repetindo o apoio das duas últimas eleições municipais, Nilson Leitão criticou o atual gestor.

"Não participamos do governo nesses três anos, que a gestão dele não representa o que o PSDB quer. O PSDB quer a eficiência da máquina, quer reduzir essa estrutura toda, quer que sobre dinheiro para investimentos. Sinop perdeu o protagonismo de liderança regional política. Não acreditamos que a prefeitura, a atual gestão, esteja cumprindo seu papel político social para o desenvolvimento organizado da nossa cidade", criticou o ex-deputado.

Disputa em Sinop

Atualmente, além do PSDB que já confirmou candidatura própria pela oposição, em Sinop o PL também busca viabilizar um nome para a disputa deste ano.

O impasse estaria no fato de que o Diretório Municipal do PL defende os nomes da ex-prefeita Rosana Martinelli ou do atual vice-prefeito Dalton Martini, enquanto a Estadual tenta filiar o prefeito Roberto Dorner, o que desagrada os militantes bolsonaristas da chamada capital do Nortão.

Dorner atualmente é filiado ao Republicanos, uma eventual filiação ao PL pode provocar um racha no partido no município e já que para reeleição, mesmo afirmando ser de direita, ele já garantiu apoio do MDB e do PSD. Os dois partidos ligados ao governo do presidente Lula.