Governador condecora esposa e filho por "mérito policial de fronteira"

Governador condecora esposa e filho por 'mérito policial de fronteira' (Foto: Governo de Mato Grosso) A primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o empresário Luís Antônio Mendes, filho do governador de Mato Grosso, foram condecorados com a Medalha Mérito Policial de Fronteira nesta quinta-feira (13.

Governador condecora esposa e filho por
Governador condecora esposa e filho por 'mérito policial de fronteira' (Foto: Governo de Mato Grosso)

A primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o empresário Luís Antônio Mendes, filho do governador de Mato Grosso, foram condecorados com a Medalha Mérito Policial de Fronteira nesta quinta-feira (13.06), conforme publicado em decreto no Diário Oficial do Estado. A homenagem foi concedida pelo próprio governador Mauro Mendes a seus familiares e a outras 66 pessoas.

Criada em 2016 durante o governo de Pedro Taques, a Medalha de Mérito Policial de Fronteira é destinada a policiais do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON), militares das Forças Armadas e civis que "tenham contribuído substancialmente para o fortalecimento e a evolução das operações na faixa de fronteira do Estado de Mato Grosso". A honraria reconhece aqueles que se destacaram em atividades operacionais e administrativas essenciais para a segurança pública na região de fronteira.

Além do governador Mauro Mendes, o decreto que concede a medalha foi assinado por Fabio Garcia, Secretário-Chefe da Casa Civil, e César Augusto de Camargo Roveri, chefe da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT). A redação do PNB Online entrou em contato com a SESP-MT para obter informações sobre os feitos que justificam a concessão da medalha, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto.

A lista dos 68 condecorados inclui o vice-governador Otaviano Pivetta, a senadora Margareth Busetti, o deputado estadual Max Russi, a secretária de Estado de Comunicação Laice Souza Aiza de Oliveira, além de juízes, policiais e outras figuras influentes da sociedade mato-grossense. Entre eles está a empresária Idê Gonçalves Guimarães, conhecida como a ‘Rainha do Calcário’ por sua atuação e de sua família na indústria de exploração de calcário.

O decreto que cria a homenagem especifica que a medalha possui características distintivas, incluindo "um brasão em ouro 750, a insígnia do Marco de Jauru com garruchas cruzadas, e uma fita de seda em tons de verde". O texto também indica que o processo de concessão envolve uma comissão de três oficiais do GEFRON, incluindo seu Coordenador, que avalia os currículos e contribuições dos candidatos. Após a análise, a lista de indicados é submetida ao Secretário de Estado de Segurança Pública e, posteriormente, ao Governador para a decisão final, sendo os agraciados publicados no Diário Oficial do Estado.