Operação especial retira aviões do Aeroporto Salgado Filho após enchentes

Uma operação especial está em andamento para a retirada das aeronaves que ficaram retidas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, devido às enchentes recentes.

Operação especial retira aviões do Aeroporto Salgado Filho após enchentes

Uma operação especial está em andamento para a retirada das aeronaves que ficaram retidas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, devido às enchentes recentes. A remoção dos aviões teve início neste sábado (8), conforme informado pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) e pela Fraport Brasil, empresa responsável pela administração do aeroporto. A previsão para este primeiro dia, é retira 9 das 47 aeronaves presas no local. O aeroporto suspendeu suas operações em 3 de maio devido ao alagamento de todo o complexo, incluindo pistas e saguão de passageiros. A Fraport Brasil, concessionária responsável pelo Salgado Filho, informou que o aeroporto deve permanecer fechado pelo menos até dezembro. Para a retirada das aeronaves, é necessário um termo de responsabilidade assinado pelas empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões, de acordo com a autorização especial da Anac.

A Anac reforçou que, de acordo com uma portaria publicada no mês anterior, as operações do aeroporto de Porto Alegre permanecerão suspensas por tempo indeterminado. A agência destacou que o translado das aeronaves em caráter excepcional não permitirá a retomada dos voos comerciais com passageiros no aeroporto. Desde o final de maio, voos comerciais foram redirecionados para a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O trabalho de limpeza da pista e do interior do aeroporto já teve início, sendo o primeiro passo para avaliar os danos causados. A concessionária estima um gasto total de R$ 1 bilhão devido às enchentes, compartilhando esse valor com o governo federal.

*Reportagem produzida com auxílio de IA