São Paulo terá Dia D da campanha contra a paralisia infantil neste sábado (8)

A prefeitura de São Paulo irá realizar neste sábado (8) o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite –doença que também é conhecida como paralisia infantil.

Foto: BS9

Foto: BS9

A prefeitura de São Paulo irá realizar neste sábado (8) o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite –doença que também é conhecida como paralisia infantil. A campanha começou em 27 de maio e é destinada a crianças menores de 5 anos.

Todas as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Nas UBSs integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que já funcionam aos sábados, o atendimento será das 7h às 19h.

Serão administradas a vacina inativada poliomielite (VIP) para crianças menores de 1 ano e a vacina oral poliomielite (VOP) para crianças de 1 a menores de 5 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, objetivo da campanha é imunizar 588.307 crianças. Até quarta-feira (5), 37.881 doses haviam sido aplicadas. Em 2023, a cobertura vacinal contra a pólio na capital paulista foi de 90,67%.

Além da vacinação contra a poliomielite, também serão aplicados imunizantes contra outras doenças que compõem o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As UBSs fornecerão a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) aos estudantes ou seus responsáveis, para ser entregue nas unidades educacionais.

Estarão disponíveis vacinas contra a influenza, ampliada para toda a população acima de 6 meses, e contra a Covid-19 para os grupos prioritários.

A vacinação incluirá idosos acamados ou residentes em Instituições de Longa Permanência e a busca ativa de pessoas que ainda não completaram a vacinação de rotina.

* Sob supervisão