Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

alumínio

Afinal, qual é a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Você sabe qual é a função de um desodorante e de um antitranspirante? Os desodorantes são compostos por ativos que auxiliam a mascarar, reduzir ou até remover os odores da transpiração.


Você sabe qual é a função de um desodorante e de um antitranspirante?

Os desodorantes são compostos por ativos que auxiliam a mascarar, reduzir ou até remover os odores da transpiração. Já os antitranspirantes têm a função de controlar a produção do suor na área aplicada ou dificultar a eliminação pelas glândulas sudoríparas.

Os ingredientes comuns encontrados em desodorantes e antitranspirantes são:

Mas o que causa o odor corporal e como os desodorantes neutralizam esse odor?

O odor corporal desagradável é causado pela metabolização de alguns componentes do suor (proteínas e lipídios) por bactérias presentes na superfície da pele, principalmente em áreas mais úmidas e com pelos, como axilas e virilhas. Os desodorantes contêm substâncias neutralizadoras de odor que podem prevenir o mau cheiro, porém, muitas vezes, pode ser necessário o uso de agentes antimicrobianos tópicos para impedir o crescimento dessas bactérias locais.

O que difere os desodorantes dos antitranspirantes?

Embora muitas vezes usados como sinônimos, os desodorantes e antitranspirantes possuem mecanismos de ação distintos. Os desodorantes mascaram o mau odor, geralmente perfumando o corpo, mas sem reduzir a transpiração. Os antitranspirantes são produtos que reduzem a produção de suor, sendo indicados para quem transpira muito. Importante ressaltar, também, que existem no mercado muitos antitranspirantes com ação desodorante, que são eficazes tanto para o controle do excesso de suor quanto do mau cheiro.

Existem riscos de segurança em relação ao uso prolongado de desodorantes e antitranspirantes?

Há muitas narrativas em relação ao uso desses produtos no surgimento de doenças, a exemplo do câncer de mama e da doença de Alzheimer, que foram esclarecidas por organizações de referência: A “American Cancer Society desconhece estudos epidemiológicos que demonstram uma associação estatisticamente significante entre o risco de câncer de mama e o uso desses produtos. Segundo a “International Hyperhidrosis Society”, não há evidências científicas ou médicas que sugiram que o alumínio cause a doença de Alzheimer. A FDA aprovou compostos de alumínio para uso em antitranspirantes com base em um extenso e seguro banco de dados.

Por Dra. Ada Trindade de Almeida – CRM 53068 l RQE 41016

Médica Dermatologista
Membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD)

JOVEM PAN

Saúde Alumínio Antitranspirantes Bicarbonato De Sódio Brazil Health Cheiro Desodorantes Fragâncias Glândulas Sudoríparas Jovem Pan Odor Sais Suor Transpiração Zinco

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!