Sudeste e Centro-Oeste têm alerta para baixa umidade relativa do ar; entenda

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão em alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar.

Foto: Globo Rural

Foto: Globo Rural

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão em alerta de perigo para baixa umidade relativa do ar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade nessas regiões pode ter umidade relativa do ar entre 20% e 30%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde, de acordo com o alerta emitido nesta quarta-feira (5).

Em áreas como o noroeste e norte do Paraná, por exemplo, a umidade relativa do ar deve ser abaixo dos 30%, enquanto no centro-norte e oeste do Mato Grosso do Sul fica abaixo dos 20%.

Na quinta-feira (6), o Sudeste brasileiro deve ter o céu com muitas nuvens e pode apresentar chuva a qualquer momento no centro-norte e litoral do Espírito Santo, além do nordeste de Minas Gerais, nesta quinta-feira (6).

Ao norte do Espírito Santo, o alerta é para temporais, enquanto no litoral sul a chuva pode ter intensidade moderada. Na porção leste e norte de Minas Gerais, o dia apresenta nebulosidade, mas não chove. Com relação às demais áreas da região, o sol deve aparecer.

O Centro-Oeste sofre com uma alta pressão associada ao bloqueio atmosférico, que atua dificultando a formação de nuvens de chuva na região. Assim, o dia deve ser de sol entre nuvens, e a temperatura deve elevar pela tarde.

Na região Sul, a quinta-feira é de tempo firme também com o sol entre nuvens. O sul do estado do Rio Grande do Sul pode apresentar chuva fraca e isolada pela manhã. Ainda, há previsão de nevoeiro em Curitiba e em Porto Alegre.

A chuva pode aparecer de forma mais forte no litoral sul da Bahia, em Salvador, e no litoral de Alagoas e Pernambuco. Na faixa norte da região Nordeste, as pancadas de chuva devem ser alternadas, enquanto nas demais áreas, a precipitação deve ser isolada.

O Norte brasileiro deve ter tempo nublado e com chuva a qualquer momento, podendo ser intensa no norte do Amazonas e do Amapá, e em Roraima. Nas demais áreas, as chuvas devem ser alternadas.

* Sob supervisão