Professor lança livro sobre a história do bairro Cristo Rei

O professor Odenil Seba, maestro do projeto Educarte na Escola Estadual José Leite de Moraes em Várzea Grande, lançou nesta quarta-feira (29.

Professor lança livro sobre a história do bairro Cristo Rei

O professor Odenil Seba, maestro do projeto Educarte na Escola Estadual José Leite de Moraes em Várzea Grande, lançou nesta quarta-feira (29.05) o livro “O lendário Capão Negro – a história que Várzea Grande não conhece”, sobre o surgimento do que hoje é a região do grande Cristo Rei.

Formado em Filosofia com habilitação em História e artista plástico, o professor Odenil Seba trabalhou na pesquisa sobre o Capão de Negro, atualmente grande Cristo Rei, durante 30 anos. “Quando me mudei para o bairro Cristo Rei em 1975, aos 9 anos de idade, muitos ainda re referiam ao lugar com o nome “Capão de Negro””.

Nos anos de pesquisa Odenil buscou não apenas resgatar a história do bairro, mas também das pessoas que viveram na Cristo Rei. “Apos ter terminado o curso de filosofia com habilitação em História, percebi que eu tinha bagagem , resultado da vivência de muitos anos ali, documentos e acesso a fontes que poderiam substanciar um trabalho de resgate histórico sobre o bairro Cristo Rei. Então iniciei esse trabalho buscando informações sobre os negros escravos que no Capão de Negro se refugiavam , fugindo da opressão dos seus senhores. Posteriormente busquei resgatar histórias individuais de pessoas simples, lavradores que haviam chegado ao Capão de Negro na década de 30, 40”

Segundo o autor, o objetivo da obra é explicar as relações entre a presença religiosa dos padres Salesianos no Seminário construído por Dom Orlando Chaves no Capão de Negro e todos os reflexos dessa presença religiosa na população. “Por fim, analiso as angustias, sofrimento, e novos rumos que a população do Capão de Negro passa a ter após a intervenção do poder público com o loteamento, formando assim o atual Bairro Cristo Rei e adjacências”.