Refém do Hamas pede manifestações contra Netanyahu em Israel

O Hamas divulgou nesta 6ª feira (31.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O Hamas divulgou nesta 6ª feira (31.mai.2024) um vídeo onde uma refém do ataque ao festival de música eletrônica Supernova Universo Paralello Edition, no sul de Israel, em 7 de outubro, pede que os cidadãos israelenses protestem contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No vídeo de 1 minuto e 14 segundos, Noa Argamani, de 26 anos, capturada na ofensiva do grupo extremista em Israel, pede para que “milhares de mulheres e homens saiam e bloqueiem as ruas de Tel Aviv, e não retornem para casa até que nós, os reféns, sejamos liberados”. Ela diz que “o tempo está se esgotando” e que “não queremos morrer aqui [em cativeiro]“.

O vídeo, compartilhado pelo Hamas no Telegram, consiste apenas em uma mensagem de áudio, sem imagens de Argamani.

Leia a íntegra da fala de Noa Argamani:

"Olá. Estou aprisionada pelas Brigadas Al-Qassam. Estou em cativeiro há mais de 237 dias e não sei até quando. Eu digo ao povo de Israel: vocês se tornaram parceiros do governo de Netanyahu, Gallant e Gantz? Meu destino junto com o de meus colegas será como o destino de Ron Arad? Que milhares de mulheres e homens saiam e bloqueiem as ruas de Tel Aviv e não voltem para casa até nós [reféns] voltarmos para casa! Não coloquem seus destinos nas mãos de Netanyahu e do Gabinete de Guerra! Salvem-nos! O tempo está se esgotando. O povo precisa decidir. Não queremos morrer aqui. O tempo está se esgotando".

A família, representada pela ONG "Bring Them Home Now (Traga-os para Casa Agora)", criada no dia seguinte ao ataque do Hamas no sul de Israel para tentar resgatar os reféns, pediu que o vídeo não fosse divulgado para "respeitar a privacidade de Noa".

A organização afirma que 125 pessoas estão sendo mantidas em cativeiro pelo grupo há 238 dias e que não é necessário um "vídeo de propaganda do Hamas" para lembrar ao governo israelense da "importância de trazer os reféns de volta para casa".

Em outubro, um vídeo do ataque do Hamas ao festival de música eletrônica Supernova, próximo a Faixa de Gaza, mostra Argamani pedindo a integrantes do grupo extremista para não a matarem. Seu namorado, Avinatan Or, que aparece nas filmagens, também foi levado pelos extremistas.

Assista (30s):

No dia seguinte ao ataque, o Hamas publicou um vídeo no qual Argamani aparece sentada bebendo água num sofá, com as mesmas roupas de quando foi sequestrada.

Argamani já apareceu em outros vídeos divulgados pelo grupo extremista. Em janeiro, o Hamas anunciou a morte de 2 reféns israelenses sob sua custódia. Em imagens compartilhadas no Telegram, Noa diz que eles foram mortos "pelos ataques de nossas próprias Forças de Defesa", referindo-se ao Exército israelense.