Deputada diz que governo de Mauro Mendes falha no combate às facções

A deputada federal Coronel Fernanda (PL) criticou o Governo Mauro Mendes e sua política de segurança pública, principalmente no que se refere ao combate às facções criminosas que têm aterrorizado a capital e o interior mato-grossense.

Deputada diz que governo de Mauro Mendes falha no combate às facções

A deputada federal Coronel Fernanda (PL) criticou o Governo Mauro Mendes e sua política de segurança pública, principalmente no que se refere ao combate às facções criminosas que têm aterrorizado a capital e o interior mato-grossense. Para a parlamentar, o governo falha nesse enfrentamento contra o crime organizado.

"Não adianta só comprar armamento, não adianta colocar câmera em município se não tiver homens para colocar nas ruas. Essa é uma das falhas que eu vejo no Estado", disse a deputada, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real.

Coronel Fernanda disse ainda que tem cobrado o governador Mauro Mendes com relação à falta de policiais em Mato Grosso. "Os governos estaduais precisam entender que a segurança pública precisa ter investimento constante. Não pode ser investimento temporário. Tenho cobrado muito [o governador] Mauro Mendes a inclusão de novos policiais. Mato Grosso e os demais estados estão com defasagem de 40% de efetivo na polícia", complementou.

Mauro Mendes costuma reclamar, quando questionado sobre o avanço do crime organizado no Estado, que faltam "leis mais duras" para coibir a violência, passando a responsabilidade para os deputados federais e senadores, que devem legislar sobre o tema. A crítica também foi rebatida pela parlamentar.

"Não é questão de falta de leis. Hoje falta efetivo. Hoje estamos com efetivo de 1996 [na segurança pública de MT]. Temos, não chega a 7 mil homens na ativa. Em 1996 era o mesmo efetivo. As facções estão indo para o interior, estão saindo da capital e indo para as cidades prósperas e hoje não temos efetivos", completou a parlamentar.

O vice-governador Otaviano Pivetta já tinha feito esta autocrítica sobre a atuação insuficiente do Governo do Estado no combate às facções do crime organizado em Cuiabá e no interior de Mato Grosso.

Deputada Coronel Fernanda – Foto: Will Shutter / Câmara dos Deputados