Evento do MPMT sobre Justiça Climática recebe o meteorologista Carlos Nobre

Evento do MPMT sobre Justiça Climática recebe o meteorologista Carlos Nobre (Foto: Agência Brasil) Promovido pela 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o "Webnário Semana do Meio Ambiente: Justiça Climática" recebe, no dia 03 de jun ho, o meteorologista Carlos Nobre.

Evento do MPMT sobre Justiça Climática recebe o meteorologista Carlos Nobre
Evento do MPMT sobre Justiça Climática recebe o meteorologista Carlos Nobre (Foto: Agência Brasil)

Promovido pela 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o "Webnário Semana do Meio Ambiente: Justiça Climática" recebe, no dia 03 de jun ho, o meteorologista Carlos Nobre. Referência em seu campo de atuação, ele é doutor em meteorologia pelo MIT ( Massachusetts Institute of Technology) e um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Nobres foi um crítico contundente do governo antiambientalista de Jair Bolsonaro (2019 – 2022), alertando o discurso adotado por Bolsonaro desde a campanha de 2018 jogava contra a preservação ambiental. O crime ambiental, que rouba madeira e coloca fogo, sentiu-se muito empoderado. Eles se sentiram com um perigo pequeno de serem presos se cometerem ilegalidades", comentou o cientista em 2020.

Além do climatologista, entre os palestrantes, estão Dra. Vivian Ferreira, advogada, doutora em direito pela USP, Patryck de Araújo Ayala, professor na Faculdade de Direito UFMT e ex-procurador-geral do Estado de Mato Grosso, Danielle de Andrade Moreira, professora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) da PUC Rio e Ana Maria Nusdeo, professora de direito ambiental da USP.

A programação, que terá início às 8h (horário de Mato Grosso, 1h a menos em relação a Brasília), abordará temas relevantes e atuais, a reparação dos danos ambientais, a litigância climática no Brasil, as mudanças climáticas como uma emergência para a humanidade.

Consultas às programação e inscrições para o webinário, que são gratuitas, e podem ser realizadas até o dia 2 de junho de 2024, através do link https://bit.ly/justicaclimatica2024.