AL aprova realocação de áreas de reserva legal em Mato Grosso

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, por maioria, o projeto de Lei Complementar 04/2024 que dá poderes à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em autorizar a realocac?a?o de áreas de reserva legal em imóveis rurais.

Foto: PNB Online

Foto: PNB Online

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, por maioria, o projeto de Lei Complementar 04/2024 que dá poderes à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em autorizar a realocac?a?o de áreas de reserva legal em imóveis rurais. A matéria é de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), líder do governador Mauro Mendes (União) no Parlamento.

O texto aprovado em primeira votação prevê que a Sema poderá autorizar a realocação da área de reserva legal desde que 'dentro do mesmo imóvel rural, 'desde que a nova área de reserva tenha tipologia vegetacional, solo e recursos hídricos semelhantes ou em melhores condições ambientais que a área anterior'.

Leia também: Área alvo de mineração em Chapada dos Guimarães é maior que município de VG

"Em caso de inexistência de vegetação nativa ou regenerada dentro do imóvel rural, a realocação poderá ‘ser autorizada pela Sema em outra propriedade, desde que seja no mesmo bioma e obedecidos os critérios estabelecidos', prevê o projeto.

O projeto de Lei Complementar 04/2024, foi aprovado na sessão vespertina desta quarta-feira (29.05). Os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD) votaram contra.

No ano passado, a Assembleia já havia aprovado projeto de lei semelhante, de autoria do Governo do Estado, que permite mineração em áreas de preservação ambiental, desde que haja compensação.