1 milhão de palestinos deixaram Rafah nas últimas semanas, diz ONU

Cerca de um milhão de pessoas fugiram de Rafah nas últimas três semanas, segundo a principal agência de ajuda humanitária da ONU em Gaza.

Foto: UOL Notícias

Foto: UOL Notícias

Cerca de um milhão de pessoas fugiram de Rafah nas últimas três semanas, segundo a principal agência de ajuda humanitária da ONU em Gaza.

"Isso aconteceu sem nenhum lugar seguro que essas pessoas possam ir e em meio a bombardeios, falta de comida e água, pilhas de lixo e condições de vida inadequadas", disse a UNRWA em um post no X.

"Dia após dia, fornecer assistência e proteção torna-se quase impossível", disse a agência.

Mais de um milhão de palestinos estavam abrigados em Rafah antes de Israel intensificar os ataques aéreos e as operações terrestres no local, muitos deles tendo fugido de outras áreas de Gaza para a cidade depois que Israel lançou sua guerra contra o Hamas.

Israel ordenou que milhares de civis deixassem algumas áreas de Rafah enquanto intensificava as suas operações militares na cidade.

Israel prometeu manter a sua ofensiva em Rafah, apesar da indignação internacional e de um aviso dos EUA para não prosseguir. A Corte Internacional de Justiça ordenou que Israel suspendesse a sua ofensiva na cidade, aumentando o nível sem precedentes de pressão diplomática que Netanyahu enfrenta devido à guerra em Gaza.

Dias depois da decisão do CIJ, um ataque aéreo israelense a um campo de refugiados em Rafah matou pelo menos 45 pessoas, o que levou à condenação do ato por diversos líderes globais.