Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

TRE-RJ retoma julgamento que pode cassar Cláudio Castro nesta 5ª

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) retoma nesta 5ª feira (23.


Foto: YouTube

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) retoma nesta 5ª feira (23.mai.2024) a análise de um pedido de cassação do mandato do governador fluminense, Cláudio Castro (PL), do vice-governador, Thiago Pampolha (MDB), e do presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL).

O julgamento, iniciado na 6ª feira (17.mai.2024), havia sido suspenso depois do pedido de vista (mais tempo para a análise) de 10 dias do juiz Marcello Granado.

Na ocasião, o relator, juiz Peterson Barroso Simão, votou pela cassação de mandato e inelegibilidade do chefe do Executivo estadual por 8 anos. Votou também pela cassação do vice-governador Thiago Pampolha e pela cassação e inelegibilidade do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. A inelegibilidade de Pampolha não está em julgamento por ele ter ingressado na chapa de Castro pouco antes do pleito de 2022.

O relator entendeu que a falta de transparência dos políticos no uso da máquina pública dificultou a análise dos cidadãos em relação ao uso da verba pública durante o período eleitoral. Segundo o juiz, houve abuso de poder político e econômico e irregularidades em folhas de pagamento da Fundação Ceperj (o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 2022.

Os demais 6 juízes devem avaliar nesta 5ª (23.mai) a acusação da Procuradoria Regional Eleitoral do Estado de que os políticos utilizaram servidores temporários como cabos eleitorais, além da máquina pública estadual com a finalidade de escoar recursos públicos. Eis a íntegra (PDF – 3 MB).

Em nota, a defesa de Castro diz que mantém "confiança na Justiça Eleitoral" e que "ainda que não foram apresentados nos autos do processo elementos novos que sustentem as denúncias".

Também estão sendo julgados demais 9 investigados. São eles:


Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Bruna Aragão sob a supervisão do editor Matheus Collaço.

PODER 360

Eleições Justiça Alerj Assembleia Legislativa Do Rio De Janeiro Aureo Ribeiro Bernardo Rossi Cassação Cassação De Cláudio Castro Centro Estadual De Estatísticas Ceperj Claudio Castro Dani Barros Deputado Estadual Gabriel Rodrigues Lopes Governador Do Rio De Janeiro Gutemberg De Paula Fonseca Inelegi

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!