Com greve aprovada, aulas são suspensas na UFMT

As aulas da graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão suspensas por tempo indeterminado depois que os professores deflagraram greve, na Assembleia Geral da categoria.

Foto: PNB Online

Foto: PNB Online

As aulas da graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão suspensas por tempo indeterminado depois que os professores deflagraram greve, na Assembleia Geral da categoria. O Comando Local de Greve da UFMT (CLG) esteve reunido na tarde desta segunda-feira (20.05) e decidiu pela manutenção do funcionamento de no mínimo 30% de toda e qualquer atividades previstas nos incisos II (assistência médica e hospitalar) e XIII (atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência por meio da integração de equipes multiprofissionais interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência), do Artigo 10 da Lei 7783/89.

O Comando Local de Greve também decidiu encaminhar ao Consepe o pedido de suspensão imediata do calendário acadêmico, com a manutenção de auxílios, bolsas e editais em andamento.

Outra decisão tomada nesta segunda-feira foi encaminhar ao Comando Nacional de Greve pleito para que seja solicitado às agências de fomento a suspensão de prazos relativos à pesquisa e à pós-graduação com a manutenção de bolsas e a sua posterior prorrogação, ao final da greve, pelo prazo correspondente à paralisação. Será solicitado ainda, à Capes, a suspensão dos prazos relativos à pós-graduação, incluído o ensino a distância (graduação e pós-graduação), para que docentes, estudantes e os próprios PPG e cursos não sejam prejudicados em sua avaliação.

Leia também: Professores da UFMT aprovam greve com amplo apoio