Buscas por helicóptero que levava presidente do Irã seguem em meio a mau tempo

O chefe da Meia Lua Vermelha do Irã reconheceu que “a situação é muito difícil” devido às condições climáticas.

Foto: Record News - R7

Foto: Record News - R7

O chefe da Meia Lua Vermelha do Irã reconheceu que “a situação é muito difícil” devido às condições climáticas. Um vídeo (acima) mostra os socorristas caminhando sob uma tempestade intensa.

A busca foi prejudicada por “condições meteorológicas desfavoráveis”, disse o ministro do Interior, Ahmed Vahidi, na televisão estatal, referindo-se a um “aterrissagem brusca”, mas sem fornecer mais detalhes.

As forças armadas afirmaram que localizaram a posição “exata” do helicóptero em que viajava Raisí, graças a um sinal do aparelho e a outro do celular de um dos tripulantes. “A localização exata do acidente de helicóptero foi identificada”, disse o comandante do exército do Azerbaijão Oriental, o general Asghar Abbasqolizadeh, segundo a agência oficial IRNA. No entanto, a agência oficial depois apagou a publicação de suas redes sociais.

Posteriormente, o chefe da Meia Lua Vermelha do Irã afirmou que o helicóptero ainda não foi encontrado.

Um alto funcionário do regime disse que as autoridades iranianas mantiveram contato várias vezes com dois passageiros do helicóptero em que viajava o presidente Raisí. “Foi mantido contato com um dos tripulantes do helicóptero e um membro da tripulação”, disse o vice-presidente de assuntos executivos, Mohsen Mansouri, à televisão estatal, sem especificar quando essas comunicações ocorreram.

“Isso mostra que a gravidade do acidente não foi muito alta, já que duas pessoas que estavam neste helicóptero entraram em contato várias vezes”, acrescentou o político.

No entanto, Mansouri não especificou quem eram os passageiros que conseguiram entrar em contato com as autoridades.

A União Europeia ativou um serviço de mapas para ajudar na busca pelo chefe de Estado iraniano. Atendendo ao pedido de assistência de Teerã, eles ativaram o CopernicusEMS, confirmou o comissário da União Europeia para gestão de crises, Janez Lenarcic.