Identidade dos Principais Funcionários Iranianos a Bordo do Helicóptero com Ebrahim Raisi é divulgada

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, não estava sozinho no helicóptero que realizou um “pouso forçado” neste domingo em uma região no noroeste do país.

Foto: Newsweek

Foto: Newsweek

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, não estava sozinho no helicóptero que realizou um “pouso forçado” neste domingo em uma região no noroeste do país.

Junto com o presidente, estavam a bordo da aeronave o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana de Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e outros funcionários e guarda-costas, relatou a agência estatal de notícias IRNA. O Ayatollah Al-Hashemi, Imam da Mesquita de Tabriz, também estava a bordo.

Raisí havia inaugurado uma represa neste domingo com seu homólogo azerbaijano, Ilham Alyev, na fronteira entre os dois países, um projeto que os líderes descreveram como um avanço nas relações bilaterais.

Os funcionários, liderados por Rais, foram fotografados conversando com moradores da aldeia fronteiriça de Kalala antes de embarcar no helicóptero.

Horas após o “pouso forçado”, o paradeiro do helicóptero é desconhecido e o estado do presidente e seus acompanhantes é incerto.

No entanto, um funcionário iraniano disse que as vidas do presidente e do ministro das Relações Exteriores “estão em perigo após o acidente”.

“Ainda temos esperança, mas as informações do local do acidente são muito preocupantes”, disse um funcionário iraniano à Reuters.

As autoridades não explicaram a causa do “pouso forçado” e lançaram uma operação com 40 equipes para localizar a aeronave em que viajava Raisi, sem sucesso até o momento devido às condições climáticas adversas.

Os serviços de resgate ainda não localizaram a aeronave, que se acredita estar na floresta de Aras Baran na área de Pir Davoud, na província de Azerbaijão Oriental, uma região montanhosa com nevoeiro e neblina densa.

A televisão estatal iraniana mostrou imagens das equipes de resgate nas operações de busca. Veículos todo-terreno percorrendo estradas rurais com muito nevoeiro e grupos de pessoas em uma área aparentemente montanhosa.

Um helicóptero foi enviado à área, mas teve que retornar devido à densa neblina, então as operações de resgate estão sendo realizadas por terra.

O ultraconservador Raisi chegou ao poder em 2021, após vencer as eleições presidenciais com a menor participação da história da República Islâmica.

O incidente ocorre em um momento em que o Irã, sob o governo de Raisi e do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, lançou no mês passado um ataque sem precedentes com drones e mísseis contra Israel e enriqueceu urânio mais perto do que nunca dos níveis adequados para a fabricação de armas.

Enquanto isso, o Irã enfrenta há anos protestos em massa contra sua teocracia xiita relacionados a uma economia em crise e aos direitos das mulheres, tornando o momento muito mais delicado para Teerã e o futuro do país, à medida que a guerra entre Israel e o Hamas inflama o restante do Oriente Médio.