Subseções da OAB-MT buscam proporcionalidade com nomes do interior

Presidentes das 29 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) do interior do estado apresentaram uma proposta visando garantir que a advocacia do interior seja adequadamente representada nas eleições da seccional.

Subseções da OAB-MT buscam proporcionalidade com nomes do interior

Presidentes das 29 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) do interior do estado apresentaram uma proposta visando garantir que a advocacia do interior seja adequadamente representada nas eleições da seccional. A ação foi realizada através de um grupo de trabalho, sob a liderança do Colégio de Presidentes.

O Colégio de Presidentes defende que com mais de 51% dos profissionais atuando nos municípios do interior, é imperativo que a representatividade desses advogados seja refletida na direção da entidade. E em resposta a essa necessidade, protocolizou este mês uma proposta de alteração normativa tanto junto ao Conselho Federal da OAB quanto à Seccional da OAB-MT. O objetivo é que a composição da gestão futura reflita a representatividade do interior.

A principal demanda do movimento é a proporcionalidade na composição da gestão futura da OAB-MT. Com o princípio da inclusão e da proporcionalidade. A presidente da subseção de Cáceres, Cibeli Simões dos Santos, observa que o interior tem mais de 51% de inscritos e ocupam poucos cargos de gestão, totalmente, desproporcional à realidade da advocacia mato-grossense.

Presidente das Subseção de Cáceres, Cibeli Simões dos Santos.

Ela defende que é preciso "respeitar a proporcionalidade na representatividade possibilita que a OABMT realmente promova inclusão de toda a advocacia em órgãos de gestão."

Quem também defende a proporcionalidade na disputa da Ordem é a presidente da OAB Sinop Xênia Guerra. A advogada afirma que a proporcionalidade é uma pauta imperativa para a composição das chapas e por isso acredita que esse movimento liderado inicialmente pelo Colégio de Presidentes, continuará a ganhar força.

Presidente da OAB Sinop Xênia Guerra