Cheias no Acre: Bairro brasileiro pode ter sido anexado à Bolívia

As cheias recordes do Rio Acre atingiram 80% da cidade de Brasiléia, a cerca de 230 km da capital Rio Branco, e podem ter provocado uma mudança no curso do rio, que separa o Brasil da Bolívia.

As cheias recordes do Rio Acre atingiram 80% da cidade de Brasiléia, a cerca de 230 km da capital Rio Branco, e podem ter provocado uma mudança no curso do rio, que separa o Brasil da Bolívia. O temor é que o bairro Leonardo Barbosa, com cerca de 1,1 mil habitantes, tenha sido isolado do território brasileiro e anexado à Bolívia.

A única ligação terrestre do bairro com o restante da cidade, uma estreita faixa de terra, pode ter sido levada pelas águas. A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, confirmou a situação crítica e disse que ainda não é possível confirmar o rompimento da ligação, pois o nível do rio ainda está alto.

A prefeitura de Brasiléia informou que, devido ao alto nível do rio, não é possível confirmar o rompimento no momento. A prefeita Fernanda Hassem ressaltou a necessidade de aguardar a diminuição do volume das águas para avaliar a situação real na região.

A cheia de 2024 no Acre é considerada uma das mais severas da história. Mais de 20.182 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (29). Além disso, 17 das 22 cidades do Acre estão em estado de emergência devido ao transbordamento de rios e igarapés. A situação afeta também ao menos 23 comunidades indígenas, com quatro mortes registradas em decorrência do transbordamento de rios e igarapés.

O bairro Leonardo Barbosa abrange uma área de aproximadamente 44 hectares, equivalente a 66 campos de futebol, e abriga cerca de 1,1 mil moradores, conforme dados da Assistência Social do município. A comunidade indígena 25 de Março também está localizada na mesma região.

Segundo informações da Defesa Civil municipal, o Rio Acre alcançou a marca de 15 metros na quinta-feira às 9h30, mais de três metros acima da cota de transbordamento na cidade, estabelecida em 11,40 metros.