Sei que fizemos a diferença, diz Prates em despedida da Petrobras

Jean Paul Prates publicou um vídeo de despedida da Petrobras em suas redes sociais nesta 4¬™ feira (15.

Foto: SP Vale News

Foto: SP Vale News

Jean Paul Prates publicou um vídeo de despedida da Petrobras em suas redes sociais nesta 4ª feira (15.mai.2024). A gravação foi feita na petroleira. Ele foi demitido da presidência da estatal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 3ª (13.mai). Será substituído pela engenheira Magda Chambriard.

Com o coração cheio de gratidão, me despeço mais uma vez dessa empresa que tanto me ensinou e proporcionou experiências inesquecíveis […] Levo comigo as melhores lembranças e a certeza de que fizemos a diferença”, disse.

Prates também agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade e a responsabilidade de chefiar a empresa no começo desse nosso governo”, e citou marcos alcançados enquanto esteve à frente da estatal.

“Tenho certeza de que a Petrobras, com a sua expertise e paixão, continuará a trilhar esse caminho com excelência”, afirmou.

Assista (4min2s):

Prates também foi homenageado com aplausos de funcionários da petroleira durante a sua despedida nesta 4ª (15.mai).

Assista (2min5s):

DEMISSÃO DE PRATES

A situação de Prates no comando da estatal era vista como insustentável. Desde 2023, ele vinha passando por "fritura" de setores do governo que o queriam fora do cargo.

Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) vinham fazendo duras críticas à sua gestão. Lula não interveio publicamente. O silêncio do petista, em certa medida, já era lido como um apoio tácito aos ministros.

Prates e Silveira protagonizaram uma série de embates desde o ano passado. No começo, as disputas se concentravam em aspectos técnicos como a reinjeção de gás natural nos poços de petróleo da estatal, mas o tratamento entre as partes ficou mais ríspido com o passar do tempo.

Em nota, a Petrobras afirmou que recebeu a solicitação para que o Conselho de Administração se reúna para apreciar o encerramento antecipado do mandato. Eis a íntegra (PDF – 304 kB).