Mato Grosso tem 40 municípios com risco a desastres naturais
Um levantamento realizado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência República aponta que 40 municípios de Mato Grosso estão suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, nos subgrupos de deslizamentos, enxurradas e inundações.
Um levantamento realizado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência República aponta que 40 municípios de Mato Grosso estão suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, nos subgrupos de deslizamentos, enxurradas e inundações. A finalidade é identificar os municípios que devem ser priorizados nas ações da União em gestão de riscos e desastres naturais.
Conforme a nota técnica, o levantamento foi realizado no âmbito do PAC 2 e na elaboração do programa 2040 de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres (GRRD), do PPA 2012-2015, cujos eixos de atuação foram: prevenção; mapeamento; monitoramento e alerta; e resposta, respectivamente.
"Com a aplicação da metodologia, considerando o atendimento em pelo menos um dos sete critérios pactuados nas oficinas e utilizando a base atualizada (2022), foram identificados 1.942 municípios mais suscetíveis à ocorrência de desastres associados a movimento de massa, alagamentos, enxurradas e inundações", diz um trecho do documento.
De Mato Grosso, 40 municípios aparecem na lista, sendo que da população total do estado 6.088 pessoas estão atualmente em áreas de risco geo-hidrológicos, o que representa 0,3% da população do Estado.
O levantamento foi realizado com dados de 2023 em comparativo a uma outra pesquisa realizada em 2012. Com a revisão da metodologia, atualização da base de dados e a incorporação de três novos critérios, foi possível identificar o grupo de municípios que representam a maioria dos registros históricos e das pessoas em áreas mapeadas frente ao risco geo-hidrológico.
"Também foi incorporado o critério de vulnerabilidade à inundação, oriundo da base da ANA (Agência Nacional de Águas), que agregou informação relevante sobre eventos de inundações ribeirinhas e reduziu significativamente os efeitos das subnotificações ao sistema S2ID para este processo e risco", apontou a nota técnica.
Barra do Garças é o município com o maior número de pessoas mapeadas em área de risco, são 2.732 moradores. Em Cuiabá são 970 pessoas e, em Várzea Grande, 980.
Confira abaixo a lista de Municípios de Mato Grosso com risco a desastres naturais:
Recentemente a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva defendeu, em entrevista à CNN, que seja decretado estado de emergência climática em 1.942 municípios do país suscetíveis a eventos climáticos extremos. Segundo a ministra, a medida permite ações continuadas de combate a esses episódios.
"Qual é a nossa expectativa? De poder decretar emergência climática nos 1.942 municípios que são suscetíveis a eventos climáticos extremos. Ao decretar emergência climática, você pode ter ações que sejam continuadas, às vezes de remoção de população, de drenagem, de encosta, de uma infraestrutura que seja adequada, sistemas de alerta que sejam rápidos, combinando tecnologia com relação e em integração com a comunidade", disse Marina Silva.