Células de gordura "magras" podem dificultar a perda de peso, revela estudo

Um estudo recente sugere que as células de gordura “magras” podem tornar mais difícil perder peso e mais fácil ganhar quilos extras.

Foto: Veja Saúde - Assine Abril

Foto: Veja Saúde - Assine Abril

Um estudo recente sugere que as células de gordura “magras” podem tornar mais difícil perder peso e mais fácil ganhar quilos extras. Pesquisadores afirmam ser possível prever se alguém vai ganhar peso com base apenas no tamanho de suas células de gordura.

As pessoas com células de gordura grandes tendem a perder peso ao longo do tempo, enquanto aquelas com células de gordura pequenas tendem a ganhar peso, de acordo com um estudo sueco apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade em Veneza, Itália. Os resultados foram divulgados na quarta-feira. “Nossos resultados sugerem que a perda de células de gordura grandes tem um impacto maior no peso do que a perda das pequenas”, afirmou o pesquisador Peter Arner, professor emérito de medicina do Instituto Karolinska, em Estocolmo.

“É um pouco como ter um quarto cheio com alguns balões grandes ou muitos pequenos”, disse em comunicado de imprensa. “É mais fácil criar espaço vazio no quarto, deixando o ar escapar dos balões grandes em vez dos pequenos”. Por outro lado, acrescentou, “é mais fácil encher o quarto se muitos balões pequenos aumentarem um pouco seu volume, em comparação com ter poucos balões grandes e enchê-los apenas um pouco”.

No estudo, os pesquisadores mediram o volume das células de gordura na gordura abdominal de 260 pessoas com idade média de 44 anos e um IMC médio de 32, considerado obeso. Quinze anos depois, os mesmos participantes foram avaliados novamente. Ter um grande número de células de gordura grandes foi associado a reduções no peso, IMC e gordura corporal total, enquanto muitas células de gordura pequenas foram associadas a aumentos nas três medidas.

O efeito permaneceu significativo mesmo após considerar outros fatores, como idade, sexo e nível de atividade física, disseram os pesquisadores. Medir as células de gordura de uma pessoa em uma idade precoce pode ser crucial para sua saúde futura, fornecendo uma ideia do que enfrentarão ao tentar manter um peso saudável, concluíram.

“Ter informações sobre o tamanho das células de gordura antes de iniciar um programa de controle de peso pode ser de grande valor clínico”, disse Arner. “Se as pessoas com células de gordura grandes acharem mais fácil perder peso, aquelas com células menores podem precisar de apoio adicional”.

Os especialistas alertaram que os resultados ainda devem ser revisados por pares. “Infelizmente, não há uma maneira fácil de medir o tamanho das células de gordura atualmente, mas estamos trabalhando nisso e estamos perto de encontrar uma solução”, acrescentou Arner. No entanto, as pessoas com muitas células de gordura pequenas não devem ficar desanimadas, disse ele. Essas células fornecem outros benefícios.

“É bem conhecido que pessoas com células de gordura pequenas têm um perfil metabólico melhor do que aquelas com o mesmo peso, mas com células grandes”, disse Arner. “Isso significa que, se alguém com células de gordura pequenas ganhar peso, talvez não aumente tanto o risco de condições como diabetes tipo 2 e hipertensão quanto se tivesse células de gordura grandes”, concluiu.

Devido a serem apresentados em uma reunião médica, esses resultados devem ser considerados preliminares até serem publicados em uma revista revisada por pares.