Jatos comerciais podem virar "aviões do Juízo Final" da Força Aérea dos EUA

Aquele assento de classe econômica que você já ocupou enquanto voava na Ásia pode um dia ser o lugar de onde o arsenal de armas nucleares dos Estados Unidos será controlado.

Foto: NOTÍCIAS E HISTÓRIAS SOBRE AVIAÇÃO

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Aquele assento de classe econômica que você já ocupou enquanto voava na Ásia pode um dia ser o lugar de onde o arsenal de armas nucleares dos Estados Unidos será controlado.

Isso porque cinco jatos de passageiros Boeing 747 operados pela companhia aérea sul-coreana Korean Air foram comprados pela Sierra Nevada Corporation, contratada para substituir a atual frota de aeronaves militares de comando e controle estratégico da Força Aérea dos EUA, mais comumente conhecida como aviões “Doomsday” ou "aviões do Juízo Final".

Também conhecido como o E-4B “Nightwatch”, os aviões Doomsday são projetados para serem centros de comando e controle para os militares dos EUA no caso de uma emergência nacional que destrua ou incapacite instalações de comando no solo, como em uma guerra nuclear.

Eles podem se tornar o que equivale a um Pentágono no céu, levando a bordo o presidente dos EUA, secretário de defesa e membros do Estado-Maior entre mais de 100 outras pessoas com a capacidade de controlar as forças dos EUA em todo o mundo a partir da aeronave, de acordo com uma ficha da Força Aérea nos E-4Bs.

Os "aviões do Juízo Final" são construídos para suportar os efeitos de um pulso eletromagnético, a explosão de energia liberada por uma explosão nuclear que pode “interromper e danificar permanentemente componentes elétricos e sistemas inteiros dentro dos setores de infraestrutura mais críticos e impactar a infraestrutura em larga escala”, de acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA.

Pelo menos um "avião do Juízo Final" está em alerta 24/7 em uma base militar dos EUA em algum lugar do mundo, diz a Força Aérea.

Nesta sexta-feira (10), um porta-voz da Sierra Nevada confirmou a compra dos jatos da Korean Air, mas não deu mais detalhes.

No entanto, em 26 de abril, a Força Aérea concedeu à Sierra Nevada um contrato de US $13 bilhões para desenvolver e produzir o "Centro de Operações Aerotransportadas Sobreviventes”, o nome oficial do novo avião Doomsday. O trabalho no projeto deve ser concluído até 2036, de acordo com um comunicado do Departamento de Defesa.

Nesta sexta-feira (10), uma porta-voz da Força Aérea confirmou que o contrato foi entregue em abril.

“O desenvolvimento deste sistema crítico de armas de segurança nacional garante que a capacidade de Comando, Controle e Comunicações Nucleares do Departamento seja operacionalmente relevante e segura para as próximas décadas. Para atender aos requisitos operacionais, o sistema de armas será composto por uma aeronave comercial que será fortificada e modificada para atender aos requisitos militares”, disse a porta-voz da Força Aérea, Ann Stefanek, à CNN.

No ano passado, a Sierra Nevada abriu uma instalação de reparo, manutenção e revisão de aeronaves no Aeroporto Internacional de Dayton, em Ohio, e a construção de um segundo hangar começou.

Uma representação artística da instalação de Dayton mostrou um 747-800 dentro.

O 747-800s seria uma atualização na antiga e menor fuselagem do 747-200 da atual frota Doomsday, que entrou em serviço na Força Aérea na década de 1980.

No início desta semana, a Korean Air anunciou a venda de US$675 milhões de cinco de suas aeronaves para a Sierra Nevada. A decisão de vender os jatos foi parte de um “plano de introdução de médio a longo prazo para novas aeronaves”, disse a companhia aérea em comunicado, acrescentando que espera que o acordo seja concluído em 30 de setembro de 2025.

A Korean Air tinha nove jatos de passageiros 747-800 em sua frota em outubro de 2023, de acordo com seu site.